45 fatos sobre ciência na UFU (parte 3)

Celebrar os 45 anos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) é, também, rememorar e enaltecer a ciência produzida na mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Para isso, preparamos uma lista de 45 fatos sobre pesquisadores, estudos, laboratórios, publicações; enfim, sobre a atuação da UFU na pesquisa científica e no desenvolvimento tecnológico em todas as grandes áreas do conhecimento.

 

A lista está sendo divulgada em cinco partes, ao longo deste ano, no portal Comunica UFU e nos perfis oficiais nas redes sociais. A parte 1 foi publicada em maio, a parte 2 em junho e, abaixo, você confere a terceira parte.

 

19. Meninas da Física

Meninas da Física atuam em escolas e redes sociais. (Foto: Arquivo pessoal)

O programa Meninas da Física foi criado no fim de 2017 e tem como objetivos abordar a diversidade e igualdade de gênero e mostrar, por meio de palestras, minicursos e conteúdos nas redes sociais, a importância da mulher na ciência e a contribuição feminina na sociedade através do conhecimento. Hoje, o grupo tem 86 colaboradoras em 17 estados do Brasil e uma na França. As Meninas da Física elaboraram uma apostila sobre divulgação científica e comemoraram, no ano passado, cinco anos de fundação. Acompanhe o projeto pelo Instagram: @meninasdafisica.

 

20. Pesquisadores Bolsistas Produtividade

Uma das pesquisa com bolsa PQ investiga como melhorar o tratamento de esgoto doméstico. (Foto: Freepik)

A UFU tem, atualmente, 133 pesquisadores bolsistas de Produtividade em Pesquisa. Essa concessão de bolsas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) visa a valorizar pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas áreas do conhecimento. Além disso, seleciona projetos considerando o rigor e o método científico, bem como outros conceitos fundamentais para a produção do conhecimento. Conheça os trabalhos de alguns desses pesquisadores na Série Produtividade em Pesquisa.

 

21. Museu Dica

O Dica promove divulgação científica e a aproximação com a sociedade uberlandense. (Foto: Arquivo Dirco)

O Museu Diversão com Ciência e Arte, mais conhecido como Museu Dica, tem o intuito de disseminar a ciência para a população uberlandense. Vinculado ao Instituto de Física (Infis) da UFU, está localizado no Parque Municipal da Gávea e tem como objetivo a participação da comunidade enquanto lugar para lazer, inclusão social, convivência e divulgação científica. Os visitantes podem interagir com os experimentos, além de poderem participar de projetos e eventos, como o Cine Dica, Ciência Viva e Observação com Telescópio.

 

22. Ciência ao Pé do Ouvido

Depois de três anos, o podcast conta com uma nova identidade visual. (Imagem: Ludimila de Castro e Viviane Aiko)

11 de fevereiro de 2020. Naquela terça-feira de verão, há mais de três anos, ia ao ar o primeiro episódio do Ciência ao Pé do Ouvido. Inicialmente com episódios mensais, a equipe da Divisão de Divulgação Científica criou o podcast com o objetivo de tratar sobre o “cotidiano e ciência – um único assunto”. No ano seguinte, a produção passou a ser semanal. Ainda em 2021, o podcast foi objeto de estudo, ficou entre os 50 mais ouvidos do Spotify, foi considerado como podcasts sobre ciência que valem a pena conhecer pela Revista Galileu e pelo CanalTech. Em 2022, foi o mais ouvido no Spotify por 167 pessoas e indicado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) como um dos 5 podcasts de ciência para quem gosta do assunto. Neste ano, o Ciência ao Pé do Ouvido passou por um rebranding, utilizando uma nova logo e já publicou 15 episódios sobre temas diversos. Ouça aqui.

 

23. Realidade Virtual e Aumentada

Em 2022, visitamos o GRVA para a produção do episódio “#42 Metaverso: interação e imersão” do podcast Ciência ao Pé do Ouvido, disponível nas plataformas de áudio. (Foto: Arquivo pessoal)

Realidade virtual é o uso do computador e de interfaces humano-tecnologia para criar o efeito de mundos tridimensionais com objetos interativos, apoiada em três fundamentos: interação, imersão e navegação. Pensando nisso, a Faculdade de Engenharia Elétrica da UFU criou o Grupo de Pesquisas em Realidade Virtual e Aumentada (GRVA), coordenada pelo professor Alexandre Cardoso. Dentre as áreas de pesquisa do grupo, estão a Realidade Virtual, a Realidade Aumentada, e Educação Assistida por Computador e a Computação Gráfica.

 

24. Desenvolvimento socioambiental

Assinatura simbólica do convênio aconteceu na Fundação de Apoio Universitário (FAU), com representantes da Nexa e da UFU. (Foto: Milton Santos)

A UFU e a mineradora Nexa Resources oficializaram uma parceria de incentivo e fomento à pesquisa florística. O acordo faz parte do projeto Vazantes Mineiras, que está em desenvolvimento em Vazante (MG) e pretende, por meio do uso sustentável de áreas rurais da empresa no município, promover oportunidade e desenvolvimento socioambiental através de iniciativas que aliam inovação, pesquisa e turismo ecológico.

 

25. Programa de Educação Tutorial (PET)

Fundado em 1991, o PET do curso de Agronomia foi o pioneiro do projeto na UFU. (Foto: Reprodução/Instagram)

O Programa de Educação Tutorial (PET) é um projeto criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 1979 e, posteriormente, assumido pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC), em 2004. Seu objetivo principal é oferecer aos estudantes universitários oportunidades extracurriculares e interdisciplinares, sob a orientação de professores, para ampliar sua vivência além das salas de aula. Os PET são fundamentados nos princípios de ensino, pesquisa e extensão, e envolvem projetos e iniciativas que atendem às necessidades das comunidades interna e externa da instituição. A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) atualmente conta com 40 grupos PET, sendo 18 vinculados ao MEC e 22 seguindo modelo institucional estabelecido pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFU) em 2006. O “ESPECIALUFU45” abordou os PET em matéria especial.

 

26. Reserva do Panga

Cientistas da UFU já realizaram centenas de pesquisas envolvendo a biodiversidade da reserva. (Foto: Marco Cavalcanti)

Uma das poucas áreas de preservação de vegetação nativa do Cerrado no Triângulo Mineiro, a Reserva do Panga é utilizada para ensino e pesquisa pela Universidade Federal de Uberlândia. A área, pertencente à Fundação de Apoio Universitário (FAU), foi reconhecida pelo Ibama como uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) em 1997. A reserva de quase 404 hectares, localizada às margens da rodovia MG-455 (que liga Uberlândia a Campo Florido), é utilizada principalmente pelos cursos das áreas de Biologia, Geografia e Agronomia. Nela, os cientistas da UFU já realizaram centenas de pesquisas envolvendo a diversidade de espécies vegetais e animais. Os estudos demonstram a importância da reserva para a manutenção da biodiversidade na região.

 

27. Eventos científicos

Em outubro de 2019 a UFU foi anfitriã do principal evento científico da área de Engenharia Mecânica da América Latina. (Foto: META Consultoria)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) tem sido palco de diversos eventos científicos nacionais e internacionais. Esses encontros representam a importância da instituição no cenário científico do Brasil e do exterior. Confira alguns deles:

VII Colóquio Nacional Michel Foucault (setembro de 2022), Encontros Nacional e Internacional de Tradutores (setembro de 2016), XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 12° Congresso Brasileiro de Sistemas (novembro de 2016), II Congresso Nacional de Libras (novembro 2017), 50º Congresso Brasileiro de Fitopatologia (agosto de 2017), XXVI Congresso Brasileiro de Paleontologia (outubro de 2019), XXII Encontro Brasileiro de Topologia (agosto de 2022), III Bienal Internacional de Filosofia (novembro de 2022), I Simpósio Internacional de Direito e Maternidade (julho de 2020), XII Encontro Nacional de Economia Ecológica (setembro de 2017), VIII Seminário Nacional de Educação Especial e VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação Especial e Inclusão Escolar, 25° Congresso Internacional de Engenharia Mecânica (outubro de 2019), I Seminário Nacional de Educação para Altas Habilidades/Superdotação (agosto de 2019), V Fórum Nacional de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior (setembro de 2021).

 

Continue acompanhando os nossos canais de comunicação para ver a próxima parte dos 45 fatos sobre ciência na UFU.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

A série “ESPECIALUFU45” reúne textos escritos por membros da equipe da Diretoria de Comunicação Social (Dirco), mas também está aberta à contribuição de outros integrantes da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). As sugestões de temas a serem abordados, bem como o envio de materiais para avaliação e, em caso de aprovação, posterior publicação, podem ser realizados por meio do formulário eletrônico disponível em: www.comunica.ufu.br/divulgacao.

 

>>> Leia também:

 



Source link

Autor

  • Redação Uberlândia no Foco

    O Uberlândia no Foco é um portal de notícias localizado na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, que tem como objetivo informar a população sobre os acontecimentos importantes da região do Triângulo Mineiro e do país. Fundado por Rafael Patrici Nazar e Sabrina Justino Fernandes, o portal busca ser referência para aqueles que buscam informações precisas e atualizadas sobre a cidade e a região. Nosso objetivo é cobrir uma ampla gama de assuntos, incluindo política, economia, saúde, educação, cultura, entre outros. Além disso, visamos abordar também, questões relevantes a nível nacional, garantindo assim que seus leitores estejam sempre informados sobre os acontecimentos mais importantes do país. Nossa equipe é altamente capacitada e dedicada a fornecer informações precisas e confiáveis aos seus leitores. Eles trabalham incansavelmente para garantir que as notícias sejam atualizadas e verificadas antes de serem publicadas no portal. Buscamos oferecer aos leitores uma plataforma interativa, na qual possam compartilhar suas opiniões e participar de debates sobre os assuntos mais importantes da cidade e da região. Isso torna o portal uma plataforma democrática, onde todas as vozes podem ser ouvidas e valorizadas. Não deixe de nos seguir para ficar por dentro das últimas atualizações e notícias relevantes. Juntos, temos uma grande caminhada pela frente.

Leave a reply

Loading Next Post...
Seguir
Sign In/Sign Up Sidebar Search
COLUNISTAS
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...