6% do PIB perdidos com exclusão das mulheres

As restrições econômicas e sociais impostas às mulheres pelas autoridades talibãs custarão ao Afeganistão cerca de 6% do seu PIB em um período de dois anos, afirmou nesta quinta-feira à AFP o chefe do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) em Cabul.

A ONU denuncia um “apartheid de gênero” instaurado desde 2021, por meio do qual as mulheres foram progressivamente apagadas do espaço público.

  • Foguetes, carros elétricos e uma cabeça gigante: conheça a cidade do Texas que Musk quer controlar
  • Risco natalino: tarifas de 145% impostas por Trump sobre produtos da China ameaçam o presente da data aos americanos

Elas foram proibidas de frequentar parques, universidades, academias e salões de beleza, e seu acesso ao mercado de trabalho está fortemente restrito.

Essa exclusão social e econômica gerará perdas acumuladas de US$ 920 milhões (R$ 5,2 bilhões) — ou seja, 5,8% do PIB afegão — entre 2024 e 2026, revela um relatório do Pnud.

— Um golpe importante para a economia — afirma Stephen Rodriques, diretor da agência da ONU no Afeganistão.

Ele acrescenta que a taxa de emprego feminino era de 15% antes do retorno dos talibãs ao poder, enquanto atualmente apenas 7% das mulheres trabalham, em média.

Permitir que as mulheres voltem ao trabalho ou possam viajar sem acompanhante “aumentaria consideravelmente” essa cifra, argumenta Rodriques.

Isso também incentivaria os doadores internacionais “a liberar mais fundos” para um país que segue por um caminho “muito preocupante”, no qual mais da metade dos 45 milhões de habitantes já necessita de ajuda humanitária.

O Afeganistão, alerta o Pnud, “afunda cada vez mais na crise socioeconômica”. Atualmente representa a segunda maior crise humanitária do mundo, depois da do Sudão.

Autor

  • Redação Uberlândia no Foco

    O Uberlândia no Foco é um portal de notícias localizado na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, que tem como objetivo informar a população sobre os acontecimentos importantes da região do Triângulo Mineiro e do país. Fundado por Rafael Patrici Nazar e Sabrina Justino Fernandes, o portal busca ser referência para aqueles que buscam informações precisas e atualizadas sobre a cidade e a região. Nosso objetivo é cobrir uma ampla gama de assuntos, incluindo política, economia, saúde, educação, cultura, entre outros. Além disso, visamos abordar também, questões relevantes a nível nacional, garantindo assim que seus leitores estejam sempre informados sobre os acontecimentos mais importantes do país. Nossa equipe é altamente capacitada e dedicada a fornecer informações precisas e confiáveis aos seus leitores. Eles trabalham incansavelmente para garantir que as notícias sejam atualizadas e verificadas antes de serem publicadas no portal. Buscamos oferecer aos leitores uma plataforma interativa, na qual possam compartilhar suas opiniões e participar de debates sobre os assuntos mais importantes da cidade e da região. Isso torna o portal uma plataforma democrática, onde todas as vozes podem ser ouvidas e valorizadas. Não deixe de nos seguir para ficar por dentro das últimas atualizações e notícias relevantes. Juntos, temos uma grande caminhada pela frente.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Leave a reply

Loading Next Post...
Seguir
Sign In/Sign Up Sidebar Search
COLUNISTAS
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...