
Ferdinand Alexander Porsche é uma lenda da marca que leva seu sobrenome. Mais conhecido como o pai do 911, ele também deu vida a ícones como o 904 Carrera GTS e o 804 de Fórmula 1. Ontem, ele teria completado 90 anos — e, para marcar a data, a Porsche revelou uma homenagem muito especial.
Conheça o 911 GT3 F.A. Porsche, inspirado no 911 da geração G-Body que Ferdinand dirigiu ao longo dos anos 1980. A carroceria traz uma pintura exclusiva F.A. Green metálica, uma releitura moderna do verde metálico Oak Green do seu carro original. Por dentro, a cabine personalizada é revestida com um tecido exclusivo chamado F.A. Grid-Weave — uma nova interpretação do clássico padrão pied-de-poule — e há até uma manopla de câmbio de madeira.
17
Fonte: Porsche
Este GT3 também é o primeiro e único modelo a usar as elegantes rodas Sport Classic da Porsche, com calotas centrais personalizadas que ostentam o emblema clássico da Porsche. O círculo com o número “72” em cada uma das portas faz referência ao ano em que Ferdinand fundou a Porsche Design, enquanto emblemas especiais em dourado decoram a tampa traseira, logo abaixo de um emblema “90”.
A Porsche vai produzir apenas 90 unidades, cada uma com preço de US$ 387.000. Todo carro vem acompanhado de um cronógrafo Chronograph 1 combinando e uma bolsa de viagem Weekender coordenada.
Foto: Porsche
Foto de: Porsche
Foto de: Porsche
Um desses carros ficará com o filho de Ferdinand, Mark Porsche, que ajudou a conduzir o projeto do início ao fim. “Tenho certeza de que meu pai teria adorado este 911 muito especial”, diz ele. “Muitos detalhes deste projeto empolgante foram influenciados pelo gosto pessoal dele.”
O modelo F.A. é baseado no 911 GT3 com o pacote Touring, o que significa que ele é movido por um motor boxer de seis cilindros 4.0 naturalmente aspirado, que entrega 509 cv de potência e 331 lb-ft de torque. Toda essa força vai para as rodas traseiras por meio de um câmbio manual de seis marchas.