
Parlamentares bolsonaristas ironizaram nas redes sociais a saída de Justin Trudeau do cargo de primeiro-ministro do Canadá. A renúncia foi anunciada em entrevista coletiva nesta segunda-feira, após semanas de tensões desencadeadas pela saída da ministra das Finanças, Chrystia Freeland. Em posts feitos em seus perfis, aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro atribuíram a mudança a um possível “efeito Trump” e também sugeriram a substituição do atual presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.
Em um post em seu perfil no X, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) ironizou a saída de Trudeau ao compartilhar um vídeo em que ele faz o gesto para um aperto de mão, mas é ignorado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na legenda da publicação, o parlamentar brasileiro comparou a renúncia do canadense a outros casos de saída de primeiros-ministros e a atribui a mudança à reeleição do republicano Donald Trump, nos Estados Unidos.
A comparação foi repetida por Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Ao compartilhar a imagem da entrevista coletiva em que Trudeau anunciou sua retirada, o senador escreveu: “E Trump nem assumiu ainda…”. Os deputados federais Bia Kicis (PL-DF) e Gustavo Gayer (PL-GO) também falaram sobre a mudança estar relacionada a uma espécie de “Efeito Trump”.
A senadora e ex-ministra das Mulheres, Família e Direitos Humanos Damares Alves (Republicanos-DF) também comentou sobre o assunto. Em um post no Instagram, ela ironizou a retirada de Trudeau e disse que o momento deve seria ser aproveitado caso “algum outro líder progressista ou comunista quiser renunciar”.
Já a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) afirmou que “a crise em torno de Trudeau” estaria relacionada ao alto custo de vida no Canadá e à queda nas previsões para o PIB, que teriam sido provocadas pela adoção de “medidas radicais de lockdown” na pandemia. Ela também disse que o país enfrentaria “o mesmo cenário de crise econômica encontrado no Brasil”. “Lula, a sua hora de ser colocado para fora, pelo povo, pelas vias constitucionais, também está chegando”, completou Zambelli.