Exército de Israel dispara contra delegação de diplomatas em viagem à Cisjordânia: ‘lamentamos o inconveniente’

O Exército de Israel fez disparos contra uma delegação de diplomatas em viagem oficial à Cisjordânia nesta quarta-feira, em um incidente que provocou uma reação diplomática de algumas dos principais países da Europa. Os militares afirmaram ter feito tiros de advertência após a delegação se desviar de uma rota pré-aprovada na cidade de Jenin, um ponto crítico no território palestino mais a norte, e lamentaram pelo “inconveniente”. Ninguém ficou ferido.

  • Apelo: Papa Leão XIV pede entrada de ‘ajuda humanitária digna’ em Gaza
  • Leia também: ONU alerta para risco de morte de 14 mil bebês em Gaza enquanto Israel autoriza entrada de 100 caminhões de ajuda

“A delegação desviou-se da rota aprovada e entrou em uma área onde não estava autorizada a entrar. Soldados que operavam na área dispararam tiros de advertência”, afirmou o Exército israelense em um comunicado, em que também acrescentou “lamentar o inconveniente causado”.

O caso provocou uma condenação rápida de alguns países europeus. O chanceler italiano, Antonio Tajani, criticou os disparos e solicitou a Israel que “esclareça imediatamente”.

“Pedimos ao governo de Israel que esclareça imediatamente o ocorrido. Ameaças contra diplomatas são inaceitáveis”, escreveu Tajani em uma publicação na rede social X, acrescentando que um dos diplomatas era italiano e estava “bem”.

Fontes diplomáticas da Espanha também confirmaram que um representante do país estava no grupo, e condenaram os disparos feitos pelos militares israelenses.

— Havia um espanhol no grupo de diplomatas que passa bem. Estamos em contato com outros países afetados para coordenarmos conjuntamente uma resposta ao ocorrido, o que condenamos veementemente — disseram fontes ouvidas pela AFP.

A Autoridade Palestina condenou “o crime hediondo cometido pelas forças de ocupação israelenses”, falando de uma ação “deliberada” e com “fogo real” contra uma delegação diplomática credenciada no Estado da Palestina.

O Exército israelense abriu um inquérito para investigar o caso, e uma autoridade militar na divisão em atuação na Cisjordânia se colocou a disposição para conversar com os representantes diplomáticos, segundo o jornal Times of Israel.

*matéria em atualização

Autor

  • Redação Uberlândia no Foco

    O Uberlândia no Foco é um portal de notícias localizado na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, que tem como objetivo informar a população sobre os acontecimentos importantes da região do Triângulo Mineiro e do país. Fundado por Rafael Patrici Nazar e Sabrina Justino Fernandes, o portal busca ser referência para aqueles que buscam informações precisas e atualizadas sobre a cidade e a região. Nosso objetivo é cobrir uma ampla gama de assuntos, incluindo política, economia, saúde, educação, cultura, entre outros. Além disso, visamos abordar também, questões relevantes a nível nacional, garantindo assim que seus leitores estejam sempre informados sobre os acontecimentos mais importantes do país. Nossa equipe é altamente capacitada e dedicada a fornecer informações precisas e confiáveis aos seus leitores. Eles trabalham incansavelmente para garantir que as notícias sejam atualizadas e verificadas antes de serem publicadas no portal. Buscamos oferecer aos leitores uma plataforma interativa, na qual possam compartilhar suas opiniões e participar de debates sobre os assuntos mais importantes da cidade e da região. Isso torna o portal uma plataforma democrática, onde todas as vozes podem ser ouvidas e valorizadas. Não deixe de nos seguir para ficar por dentro das últimas atualizações e notícias relevantes. Juntos, temos uma grande caminhada pela frente.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Leave a reply

Loading Next Post...
Seguir
Sign In/Sign Up Sidebar Search
COLUNISTAS
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...