A passagem de uma frente fria baixará as temperaturas em áreas do Sul do país a partir da noite de quinta-feira (5). Assim, o fenômeno manterá os termômetros ainda em baixa no Rio Grande do Sul, mas provocará tempo mais gélido entre Santa Catarina e Paraná.
Você quer entender como usar o clima a seu favor?Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.
Contudo, no domingo (8), a entrada de outra massa de ar polar, desta vez com uma característica mais forte, deve avançar sobre o continente e trazer queda de temperatura mais acentuada novamente, impactando, desta vez, o Sudeste, Centro-Oeste e áreas do Norte do país. O mapa abaixo mostra que o fenômeno deve afetar 11 estados:
Santa Catarina
Paraná
São Paulo
Rio de Janeiro
Minas Gerais
Mato Grosso do Sul
Goiás
Mato Grosso
Rondônia
Acre
Amazonas
De acordo com a Climatempo, esta onda de frio tem características um pouco diferentes da primeira registrada no país na última semana de maio.
“O ar frio abrange uma área um pouco menor e não será tão intenso como a primeira onda registrada, porém, em termos de duração, esta será um pouco maior. Muitos locais irão sentir frio por mais tempo do que a onda que encerrou no dia 3 de junho”, diz a empresa, em nota.
Dias mais gelados
Foto: Reprodução
As áreas em azul-claro no mapa acima, desde Santa Catarina até o sul de Mato Grosso, terão alguns dias mais gelados e com mínimas e máximas ligeiramente mais baixas ao longo da próxima semana.
Já as áreas do Norte do país podem ter friagem, com temperaturas ligeiramente mais baixas entre o Acre e o sul de Rondônia.
Pode nevar?
O risco de neve, em si, é muito menor ao que foi previsto e ao que aconteceu na onda de frio do final de maio, de acordo com a Climatempo.
“As rodadas mais recentes dos modelos de previsão indicavam uma chance muito baixa para neve na próxima segunda-feira (9), restrita, novamente, a regiões mais altas da Serra Catarinense, como Urupema, São Joaquim e Urubici.”
O Uberlândia no Foco é um portal de notícias localizado na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, que tem como objetivo informar a população sobre os acontecimentos importantes da região do Triângulo Mineiro e do país. Fundado por Rafael Patrici Nazar e Sabrina Justino Fernandes, o portal busca ser referência para aqueles que buscam informações precisas e atualizadas sobre a cidade e a região.
Nosso objetivo é cobrir uma ampla gama de assuntos, incluindo política, economia, saúde, educação, cultura, entre outros. Além disso, visamos abordar também, questões relevantes a nível nacional, garantindo assim que seus leitores estejam sempre informados sobre os acontecimentos mais importantes do país.
Nossa equipe é altamente capacitada e dedicada a fornecer informações precisas e confiáveis aos seus leitores. Eles trabalham incansavelmente para garantir que as notícias sejam atualizadas e verificadas antes de serem publicadas no portal.
Buscamos oferecer aos leitores uma plataforma interativa, na qual possam compartilhar suas opiniões e participar de debates sobre os assuntos mais importantes da cidade e da região. Isso torna o portal uma plataforma democrática, onde todas as vozes podem ser ouvidas e valorizadas.
Não deixe de nos seguir para ficar por dentro das últimas atualizações e notícias relevantes. Juntos, temos uma grande caminhada pela frente.