
Johnny Walker se apresenta no UFC Xangai. Foto: Reprodução/Instagram @johnnywalker
É bom programar o seu despertador, porque, após quase seis anos, o Ultimate retorna à China Continental para o UFC Xangai, com início às 04h (horário de Brasília) deste sábado (23). Na luta principal, Johnny Walker tenta acabar com a ‘maldição brasileira’ e se tornar o primeiro atleta do país a vencer um ‘main event’ em 2025.
Até o momento, todos os nove brasileiros escalados para lutas principais no ano acabaram derrotados. Entre eles, nomes de peso como Alex Poatan e Charles do Bronx. Para acabar com tal sina, Johnny Walker terá que superar o nocauteador chinês Mingyang Zhang, invicto no UFC.
Além da possibilidade de encerrar a ‘maldição brasileira’ e quebrar também a própria sequência negativa, já que não vence há três lutas, Johnny Walker tem, no UFC Xangai, a missão de defender a 13ª colocação no ranking dos meio-pesados (até 93 kg). Aos 33 anos, o ‘cria’ de Belford Roxo, no Rio de Janeiro, não vence uma luta há mais de dois anos, desde a vitória sobre Anthony Smith em maio de 2023.
Rival de Walker na manhã deste sábado, Mingyang Zhang ocupa atualmente a 14ª posição da categoria. O chinês de 27 anos está invicto no UFC, com três nocautes em três lutas. Na carreira, o ‘Tigre da Montanha’ não perde desde outubro de 2019 e vem em uma sequência impressionante de 12 vitórias, sendo todas no primeiro round.
Michel Pereira enfrenta Kyle Daukaus no UFC Shangai. Foto: Reprodução/X @UFCNews
Único brasileiro, além de Johnny Walker, escalado para o UFC Xangai, Michel Pereira também tem como missão rencontrar o caminho das vitórias. Aos 31 anos, o ‘Paraense Voador’ amarga duas derrotas consecutivas, que encerram uma sequência de vitórias que durou oito lutas.
O adversário da vez será o norte-americano Kyle Daukaus, que retorna à organização três anos após ser dispensado, para substituir o brasileiro Marco Tulio com semanas de antecedência.
Data: 23 de agosto de 2025
Horário: A partir de 4h (horário de Brasília)
Local: Shanghai Indoor Stadium, Xangai, China
Como assistir: SUPER LUTAS AO VIVO em tempo real, UFC Fight Pass (todo o card) pela internet.
CARD PRINCIPAL (07h, horário de Brasília)
Peso meio-pesado (até 93 kg): Johnny Walker x Zhang Mingyang
Peso casado (até 69,4 kg): Brian Ortega x Aljamain Sterling
Peso pesado (até 120,2 kg): Sergei Pavlovich x Waldo Cortes-Acosta
Peso mosca (até 56,7 kg): Sumudaerji x Kevin Borjas
Peso meio-médio (até 77,1 kg): Kiefer Crosbie x Taiyilake Nueraji
CARD PRELIMINAR (04h, horário de Brasília)
Peso leve (até 70,3 kg): Maheshate x Gauge Young
Peso leve (até 70,3 kg): Lone’er Kavanagh x Charles Johnson
Peso leve (até 70,3 kg): Rong Zhu x Austin Hubbard
Peso médio (até 83,9 kg): Michel Pereira x Kyle Daukaus
Peso pena (até 65,7 kg): Yi Zha x Westin Wilson
Peso galo (até 61,2 kg): Xiao Long x Su-Young You
Peso meio-pesado (até 93 kg): Uran Satybaldiev x Diyar Nurgozhay