
O Circuito Jazz Uberaba 2025, com o apoio da Fundação Cultural “Professor Antônio Carlos Marques”, retorna ao coração da cidade com música, arte e encontros culturais. Em sua sétima edição, que ocorre de 14 a 21 de setembro, o festival reafirma seu papel como um dos principais eventos culturais do Triângulo Mineiro. O evento convida o público para uma imersão artística, ocupando os espaços que fazem parte da vida cotidiana dos uberabenses, como bares, feiras, centros culturais e ruas.
Com o tema “É no coração da cidade que a cultura pulsa”, a programação do Circuito se estenderá por oito dias, de domingo a domingo, em 14 locais diferentes de Uberaba, com mais de 20 apresentações e atividades. Sob a curadoria e organização de Leonardo Félix Machado, o Circuito Jazz mantém a música como fio condutor, com destaque para o jazz e seus diálogos com a música brasileira e contemporânea. Tradicionalmente, o festival também abrange outras linguagens artísticas, incluindo teatro, literatura, dança, artes visuais, gastronomia e feiras de artesanato, em uma grande celebração da diversidade cultural local.
Leonardo destacou que o Circuito nasceu como um espaço de encontro e expressão artística. “Em 2025, voltamos ao centro da cidade com a intenção de valorizar os espaços tradicionais da nossa cultura, lugares onde as pessoas vivem, se encontram e compartilham experiências”, afirmou.
A programação terá início no domingo, dia 14, na Feira da Abadia, com a apresentação da Bejazz Street Band, às 9h. No mesmo dia, o Bar Brasil recebe Ezequiel Piaz em um show de violão solo, às 11h, seguido por Wellington Gama com “O Choro dos Chorões”, às 13h. Na segunda-feira, 15, o Archimedes abre as portas para Camila Rocha Trio, a partir das 20h. A Distribuidora recebe Ricardo Moraes Quinteto na terça, 16, a partir das 21h.
Na quarta-feira, 17, a programação se divide entre o Brejo Bar, com DJ Dani Salci, a partir das 18h, e a Choperia do Mário, com Carolina Emília Quinteto, às 21h. O Laboratório 96 é o palco na quinta, 18, com as apresentações de DCV, às 21h30 e de Uganga, às 22h30. Na sexta, 19, a Igreja Santa Rita recebe o recital “Ame o Poema”, dirigido por Lívia Chumbinho, a partir das 19h30, enquanto a Estação Gourmet sedia o Evan Megaro Quarteto, às 21h.
No sábado, 20, as atividades começam no Shopping Uberaba com Pedro Amui Trio, às 12h. O Quintal do Didi terá uma programação extensa com “O Batuqueiro – Marcelo Taynara convida Jack Will”, às 14h, seguido por Acid Jazz Trio convidando J.G Joshua, às 16h. O Bar Meu Choro apresenta “Nas Esquinas de Minas – Carlim de Almeida & Banda”, às 19h. A noite segue na Casa Di Giulietta com Ricardo Valverde Quarteto, às 21h, e Black Buddha, às 23h. O encerramento no domingo, 21, acontece no Museu de Arte Decorativa (Mada), com uma maratona de shows: Fabiola Beni Quarteto, às 11h; Quarteto Erva Cidreira Convida, às 13h; José Gobbo Trio, às 15h e Viva Rita, às 17h.