
Renato Moicano em montagem feita em seu canal no YouTube (Foto: Reprodução)
Renato Moicano decidiu responder às críticas que recebeu após rumores de que teria voltado atrás na intenção de enfrentar Charles do Bronx no UFC Rio. Em um vídeo publicado em seu canal oficial no YouTube, o brasileiro apareceu com tom sério e vocabulário rebuscado, imitando um discurso presidencial. O conteúdo rapidamente viralizou entre os fãs.
“Pronunciamento oficial à nação brasileira. Deixo à sanha dos meus inimigos o legado do meu churrascamento. Levo o pesar de não haver podido fazer por este bom e generoso povo brasileiro e, principalmente, pelos mais necessitados todo o bem que eu pretendia”, disse Moicano, em tom de ironia.
O peso leve (até 70,3 kg) seguiu na linha cômica, exagerando na retórica para rebater as acusações de que teria fugido do desafio.
“Querem destruir-me a qualquer preço. Tornei-me perigoso demais aos poderosos do dia e às castas privilegiadas. Velho, calvo e cansado, preferi prestar contas ao Senhor. Não de crimes que não cometi, mas de poderosos interesses que contrariei”, disparou.
Apesar da repercussão bem-humorada, a situação do UFC Rio já está definida. O Ultimate anunciou, na última terça-feira (23), que o polonês Mateusz Gamrot será o responsável por substituir Rafael Fiziev e enfrentar Charles do Bronx no evento do dia 11 de outubro, na Cidade Maravilhosa.
“Pronunciamento oficial à nação brasileira. Deixo à sanha dos meus inimigos o legado do meu churrascamento. Levo o pesar de não haver podido fazer por este bom e generoso povo brasileiro e, principalmente, pelos mais necessitados todo o bem que eu pretendia.
A mentira, a calúnia, as mais torpes invencionices foram geradas pela malignidade de rancorosos e gratuitos inimigos, numa publicidade dirigida, sistemática e escandalosa. Acrescenta-se a fraqueza de amigos que não me defenderam nas posições que ocupavam, a felonia de hipócritas e traidores, a quem beneficiei com as honras e as mercês, e a insensibilidade moral de sicários que entreguei à Justiça, contribuindo todos para criar um falso ambiente na opinião pública deste país contra a minha pessoa.
Se a simples renúncia ao posto que fui elevado pelo sufrágio do povo me permitisse viver esquecido e tranquilo no chão da pátria, de bom grado eu renunciaria. Mas tal renúncia daria apenas um ensejo para, com mais fúria, perseguirem-me e me humilharem. Querem destruir-me a qualquer preço. Tornei-me perigoso demais aos poderosos do dia e às castas privilegiadas.
Velho, calvo e cansado, preferi prestar contas ao Senhor. Não de crimes que não cometi, mas de poderosos interesses que contrariei. Ora porque se opunham aos próprios interesses nacionais, ora porque os exploravam impiedosamente os pobres e humildes. Só Deus sabe das minhas amarguras e sofrimentos. Que o sangue de um inocente sirva para aplacar a ira dos fariseus.
Agradecço aos que, de perto ou de longe, trouxeram-me o conforto de sua amizade. A resposta do povo virá mais tarde.
Renato Money Moicano.”