
A Omoda & Jaecoo, divisão de luxo do Grupo Chery fora da China, foi uma das nove empresas chinesas que marcaram presença no Salão do Automóvel de São Paulo 2025. Lá, foram revelados os novos Jaecoo 5 e Jaecoo 8, que devem reforçar a linha da marca no Brasil e se juntar aos Omoda 5 híbrido (HEV), Omoda 5 elétrico, Omoda 7 e Jaecoo 7.
Segundo informações do site AutoData, a Omoda & Jaecoo está se preparando para receber um lote adicional com 3 mil unidades que chegarão de navio ao Espírito Santo em 15 de dezembro. De acordo com a publicação, cerca de 70% do lote é representado por unidades do Omoda 5 HEV, atualmente o modelo mais barato da marca no Brasil saindo por R$ 159.990 na versão de entrada Prestige. O SUV jã recebeu atualização na China. O restante do lote compreende unidades dos modelos Omoda 5 elétrico, Omoda 7 e Jaecoo 7.
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Fonte: Mario Villaescusa / Motor1.com
Durante o Salão do Automóvel de São Paulo, reafirmou o compromisso de lançar o novo Jaecoo 5 e o Jaecoo 8 em 2026, ampliando a oferta da divisão no país. Ainda durante a apresentação, os executivos comentaram sobre a boa recepção das marcas no Brasil. Desde a chegada das duas divisões, mais de 10 mil veículos já foram vendidos, e a meta é alcançar 50 mil unidades em 2026. A expansão da atuação passa pela rede de concessionárias. A marca pretende superar 100 pontos de venda em 2026, com cobertura próxima de 90% do território nacional.
No palco da coletiva, o Jaecoo 5 foi apresentado à imprensa. O SUV mede 4,38 metros e atua entre os compactos. Ele utiliza um conjunto híbrido do tipo pleno (HEV). Mesmo com a eletrificação, deve ser um dos SUVs mais acessíveis da Jaecoo no país.
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Fonte: Jaecoo
O grande trunfo do novo Jaecoo 5 está sob o capô: estamos falando do motor 1.5 TGDI turbo a gasolina, que gera trabalhando em paralelo com um propulsor elétrico. É o mesmo conjunto do do Omoda 5 HEV que tem declarados 224 cv de potência combinada e 30 kgfm de torque. O motor a combustão sozinho gera 135 cv e 20,4 kgfm, enquanto o elétrico tem 203 cv.
A Omoda-Jaecoo confirmou que a instalação de uma fábrica no Brasil faz parte dos planos estratégicos da marca e deve começar a operar na metade de 2026. Segundo a montadora, não há possibilidade de manter a operação brasileira sem produção local. “A fábrica é mandatória aqui. Não há nenhuma dúvida sobre isso”, afirmou Shawn Xu, vice-presidente da Chery International e CEO da Omoda Jaecoo, reforçando que o projeto está previsto desde o início da operação da Omoda no Brasil.
Enquanto a planta definitiva é construída, a marca planeja iniciar a montagem de veículos em parceria com fabricantes já instalados no país, em um formato CKD ou SKD. Essa etapa permitirá acelerar a presença no mercado e preparar a base industrial antes da operação completa. A construção da fábrica deve levar entre dois e quatro anos, segundo a companhia.