
J. Gaethje (foto) é ex-campeão interino dos leves no UFC. Foto: Reprodução/Instagram
Um dos lutadores mais populares e aguerridos de toda a história do MMA, a trajetória de Justin Gaethje parece estar chegando ao fim. Aos 37 anos, o ex-campeão interino dos leves (até 70,3 kg.) tem a oportunidade de reconquistar o posto ao enfrentar Paddy Pimblett na luta principal do UFC 324 para quem sabe, realizar o sonho de unificar os títulos com Ilia Topuria e se tornar o principal lutador do mundo na categoria. Para ele, o compromisso contra o britânico pode ser sua última chance de subir ao topo da divisão.
O lutador falou sobre o assunto num vídeo publicado em sua conta oficial no YouTube nesta segunda-feira (15). Enquanto dirigia, ele reconheceu que a jornada num dos esportes mais brutais do mundo está nos últimos dias, e conquistar o título da maior organização de MMA do mundo no processo seria uma forma de encerrar a carreira com chave de ouro.
“Seria tolice da minha parte pensar que este é apenas o começo da minha carreira. Esta é a minha última chance, e a oportunidade de encerrá-la da maneira que eu quero é tudo o que eu poderia desejar”, afirmou o lutador, que possui triunfos contra Dustin Poirier, Edson Barboza e Tony Ferguson.
Justin Gaethje says this is his last chance and he plans to finish his career the right way
“I’d be foolish to think this is the beginning of my career. This is my last chance, and this opportunity to finish my career off the way I want to is everything I could ask for.
It’s… pic.twitter.com/Og999tF1gF
— Red Corner MMA (@RedCorner_MMA) December 15, 2025
A preocupação de Gaethje parece ter embasamento. Vindo de vitória contra Rafael Fiziev, o norte-americano evitou combates não-válidos pelo título e chegou a afirmar que se aposentaria caso não conseguisse mais uma oportunidade. Parte do Ultimate desde 2017, ele competiu pelo cinturão linear em duas ocasiões, sendo finalizado por Khabib Nurmagomedov e Charles do Bronx.
Mais recentemente, Ilia Topuria chegou a afirmar que mesmo uma vitória do ex-campeão interino contra Paddy Pimblett poderia não ser o suficiente para garantir a unificação.
J. Gaethje após vitória no UFC. Foto: Reprodução/Instagram
No mesmo momento, o lutador refletiu sobre estratégias a serem seguidas ao longo do confronto e as possibilidades que a vitória podem trazer à carreira. Nascido no Arizona e All-American no wrestling, ele também manifestou o desejo de enfrentar Topuria na Casa Branca.
“É impossível ser perfeito o tempo todo, e o desafio agora é ser perfeito por 25 minutos. Quando luto perfeitamente, você precisa ter muita sorte para me vencer. Preciso ser perfeito naquela noite para nocautear o Paddy e garantir minha chance pelo título no evento da Casa Branca. Essa é a melhor maneira de encerrar minha carreira