Crítica com Spoilers | Episódio final de ‘IT: Bem-Vindos a Derry’ aposta no fabulesco e prepara terreno para a 2ª temporada

Cuidado: muitos spoilers à frente.

Andy Muschietti parece ter encontrado uma mina de ouro após ter encabeçado a mais recente adaptação de ‘IT: A Coisa’, de Stephen King. Depois de ter lançado dois ótimos longas-metragens que se tornaram sucessos de crítica e de público – ainda que a parte dois tenha seus críticos mais contundentes -, o realizador resolveu expandir a mitologia do mestre do horror para uma série pré-sequência intitulada ‘IT: Bem-Vindos a Derry’, nos levando para o início dos anos 1960 e explorando as origens da temível entidade conhecida como Pennywise.

E, desde sua estreia no final de outubro, o spin-off mostrou não apenas manter a qualidade da duologia cinematográfica, mas um desejo de superar o projeto original com mais ousadia e muito mais sangue do que poderíamos imaginar. Através de oito capítulos sólidos e sem medo de se arriscar para expandir esse icônico universo do terror, a produção encabeçada por Muschietti chegou ao fim recentemente com uma conclusão que não só amarra as pontas soltas das múltiplas tramas exploradas, como prepara terreno para uma 2ª temporada que promete ser tão incrível quanto a primeira.

Para aqueles que não se recordam, a semana anterior colocou a cidade de Derry em xeque total com a própria sobrevivência quando a horda de militares liderada por Francis Shaw (James Remar) retirou um dos pilares que mantinha Pennywise em seu cativeiro, abrindo as portas para que a demoníaca criatura subjugasse o mundo a seu bel-prazer. Porém, as coisas não saíram como o planejado: a entidade foi acordada de sua hibernação, lançando-a a uma sedenta busca por almas e corpos para se alimentar, atacando Will (Blake Cameron), os estudantes locais e qualquer um que se colocasse em seu caminho.

Não demora muito até que Marge (Matilda Lawler), Lilly (Clara Stack) e Ronnie (Amanda Christine) se tornassem o último fio de esperança para impedir que Pennywise desse continuidade a seu maligno plano, munindo-se da mística adaga para impedi-lo. Enfrentando demônios interiores e o poder inimaginável do objeto, elas eventualmente encontram a trilha de corpos flutuantes que acompanha a criatura em suas andanças pelo caos e pela destruição – reunindo-se com Leroy (Jovan Adepo), Charlotte (Taylour Paige), Hank (Stephen Rider), Hallorann (Chris Chalk) e Rose (Kimberly Guerrero) e enfrentando a ação invasiva e inconsequente dos militares, que ainda tentam controlar a Coisa.

Seguindo os passos de incontáveis histórias fabulescas, o capítulo de encerramento se encerra com um toque simultâneo de melancolia e esperança, da mesma maneira que Muschietti trabalhou no primeiro capítulo da duologia fílmica. Em outras palavras, nossos heróis-mirins conseguem colocar Pennywise de volta em seu cárcere, obrigando-o a hibernar por 27 anos antes de atacar novamente – período em que ‘IT: A Coisa’ se passa. Entretanto, a momentânea derrota da entidade é precedida por uma revelação interessante e que rema contra o que esperávamos de um season finale: enquanto enfrentam a entidade, Marge é isolada pela entidade, que lhe afirma que sua mera existência será o início de seu fim – visto que a jovem será mãe de Richie Tozier, um dos membros do Clube dos Otários responsável por destruí-la.

Pouco depois, Marge se reúne com Lilly para lhe dizer que, talvez, Pennywise exista fora da cronologia como a conhecemos, exilada em um confinamento de tempo e espaço que foge do comum e que o permite ver passado, presente e futuro – com uma provável habilidade de viajar entre épocas. É com esse breve diálogo que Muschietti e Jason Fuchs, este responsável pelo roteiro, já nos dão o tom da próxima temporada, supostamente nos levando ainda mais no passado para uma investida da impiedosa criatura em interromper sua inescapável ruína – apostando fichas em uma relação intergeracional que têm muitos frutos a serem colhidos.

O diretor resolve nos colocar em um panorama inóspito, marcado por uma densa névoa que logo se transforma em uma turbulenta tempestade de neve, construindo uma atmosfera derradeira e que antecipa o enfrentamento final dos nossos protagonistas contra a Coisa. Isolados ou reunidos, a decisão de colocar tantos núcleos diferentes em um mesmo ponto de convergência serve para reiterar o poder cósmico e divino de Pennywise, transformando-o em uma figura mítica que, como todas as outras, é brevemente contida, e não derrotada. Garantindo-nos um aprazível espetáculo performático, Muschietti se vale do talento do elenco para finalizar a temporada de estreia com chave de ouro.

‘IT: Bem-Vindos a Derry’ chega ao fim com um sólido e memorável finale, abraçando algumas fórmulas do gênero sem se deixar levar pelos convencionalismos em excesso – ao mesmo tempo que explora aspectos diferentes para assegurar uma experiência completa ao público e deixá-lo ansioso para o que o futuro aguarda.

Autor

  • Redação Uberlândia no Foco

    O Uberlândia no Foco é um portal de notícias localizado na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, que tem como objetivo informar a população sobre os acontecimentos importantes da região do Triângulo Mineiro e do país. Fundado por Rafael Patrici Nazar e Sabrina Justino Fernandes, o portal busca ser referência para aqueles que buscam informações precisas e atualizadas sobre a cidade e a região. Nosso objetivo é cobrir uma ampla gama de assuntos, incluindo política, economia, saúde, educação, cultura, entre outros. Além disso, visamos abordar também, questões relevantes a nível nacional, garantindo assim que seus leitores estejam sempre informados sobre os acontecimentos mais importantes do país. Nossa equipe é altamente capacitada e dedicada a fornecer informações precisas e confiáveis aos seus leitores. Eles trabalham incansavelmente para garantir que as notícias sejam atualizadas e verificadas antes de serem publicadas no portal. Buscamos oferecer aos leitores uma plataforma interativa, na qual possam compartilhar suas opiniões e participar de debates sobre os assuntos mais importantes da cidade e da região. Isso torna o portal uma plataforma democrática, onde todas as vozes podem ser ouvidas e valorizadas. Não deixe de nos seguir para ficar por dentro das últimas atualizações e notícias relevantes. Juntos, temos uma grande caminhada pela frente.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Leave a reply

Loading Next Post...
Seguir
Sign In/Sign Up Sidebar Search
COLUNISTAS
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...