
A deputada federal Dandara Tonantzin (PT-MG) defendeu que o também deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) seja responsabilizado pelo incidente com um raio que atingiu a manifestação bolsonarista em Brasília no domingo (25), deixando diversas pessoas feridas – algumas delas encaminhadas a hospitais. Nikolas e os demais parlamentares bolsonaristas que participavam de uma “caminhada” iniciada no território mineiro com destino à capital do país foram alertados pela Defesa Civil do Distrito Federal sobre os riscos de tempestades.
“Nós respeitamos o direito à livre manifestação. Achamos que é muito importante as pessoas expressarem o que acreditam, mas havia vários alertas da Defesa Civil sobre risco de temporais, chuvas intensas, e mesmo assim insistiram na manifestação, com crianças, idosos, sendo colocados em situação de risco”, disse Tonantzin, em entrevista ao jornal Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato, nesta segunda-feira (26).
Atual líder da bancada petista na Câmara, o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) anunciou que vai acionar a Polícia Federal (PF) para apuração de responsabilidades de Nikolas e dos demais organizadores do ato. Ele alertou que um mastro improvisado pelos bolsonaristas “virou um para-raios”. Dandara Tonantzin celebrou a decisão do colega de bancada, e afirmou que ação “vai ser muito importante para não deixar coisas assim correrem soltas”.
Na entrevista desta segunda à Rádio BdF, a deputada mineira disse ainda que a mobilização puxada por Nikolas teve como objetivo desviar o foco de investigações que apontam que pessoas do entorno do deputado, incluindo pastores de igrejas evangélicas, podem estar envolvidas com o escândalo do Banco Master e os desvios de verbas do INSS.
“Neste momento em que várias peças deste quebra-cabeça estão sendo montadas, coisas estão vindo às claras, é que eles decidem fazer essa tal ‘caminhada’. Nada passou de uma tentativa de disputa de narrativas, de uma grande invenção midiática para ocupar o tempo. Em especial, criar cortina de fumaça em meio a esses escândalos que envolvem diretamente a extrema-direita”, apontou a deputada.
“Acho que eles começaram essa caminhada achando que eles iam caminhar um pouquinho, conseguir disfarçar, andar de carro mais pra frente, mas a patacoada foi tão grande que outros começaram a se juntar na caminhada. Transmissão ao vivo, lives. Nem preparo para fazer uma caminhada desse jeito eles fizeram. Não à toa, o Fernando Holiday, depois de caminhar alguns quilômetros, teve de ser atendido – pelo SUS, diga-se de passagem – com dores no corpo e feridas nos pés”, prosseguiu.
O jornal Conexão BdF vai ao ar em duas edições, de segunda a sexta-feira: a primeira às 12h e a segunda às 17h, na Rádio Brasil de Fato, 98.9 FM na Grande São Paulo, com transmissão simultânea também pelo YouTube do Brasil de Fato.