
Jean Silva comemora vitória no UFC. Foto: Reprodução/Facebook/UFC
Jean Silva já começa a desenhar os próximos passos rumo ao topo do peso pena (até 65,7 kg) do UFC. Insatisfeito após ficar fora dos planos imediatos de Alexander Volkanovski na corrida pelo cinturão, o brasileiro revelou uma estratégia ousada para se aproximar de uma eventual disputa pelo título. O ‘Nerd’ pensa em treinar com Ilia Topuria, ex-campeão da categoria e responsável por uma das vitórias mais marcantes sobre o australiano.
Em entrevista ao canal ‘Laerte Viana na Área – MMA’, o lutador explicou que vê no espanhol-georgiano uma peça-chave para evoluir tecnicamente caso o confronto contra Volkanovski saia do papel. Segundo Jean, a ideia passa por aprender diretamente com quem já encontrou caminhos para superar o campeão, mesmo reconhecendo o risco envolvido na experiência.
“Quando ele (Topuria) estava na minha categoria, eu imaginava muito lutar com ele, porque ele era o campeão, então o alvo estava nas costas dele. Mas hoje, sendo sincero, dou graças a Deus que ele subiu; o moleque é uma p#$%, irmão. Então, sim, cara, vou procurar (o Topuria).
Se o Volkanovski realmente sair da esteira e assinar o contrato, com certeza… mas eu entendo ele (Volkanovski): 37 anos, quer se aposentar com nove defesas de cinturão para passar o José Aldo, que é o maior da história. Eu entendo ele, mas, se o Volkanovski aceitar, com certeza vou atrás do Topuria, espero que ele não leve a mal. Vou pedir ajuda mesmo; como é que não vou pedir ajuda de quem ganhou (do Volkanovski)?
O não a gente já tem para tudo… Já tomei tantos nãos no UFC, até hoje eu tomo, não vou mentir. Sei que pode dar muito ruim, mas faz parte; fazer sparring, me colocar em situações difíceis… acho que estou sujeito a passar por qualquer coisa para me tornar campeão, até mesmo levar o meu time para fazer um camp com o Topuria e me preparar para o Volkanovski.
Sei que meu time está junto comigo nessa; sozinho também não vou, não faz sentido. Vou com meu time para a gente aprender, ou até mesmo daria um jeito de levar o Topuria para o Brasil para fazer um intercâmbio e ajudar não só a mim, mas o time todo”, disse Jean Silva na entrevista.
A movimentação surge em meio à frustração do brasileiro após Volkanovski citar Movsar Evloev e Lerone Murphy como possíveis próximos desafiantes, logo depois da vitória sobre Diego Lopes na luta principal do UFC 325. Determinado a não ficar para trás na corrida pelo título, Jean Silva aposta em estratégias diferentes para acelerar sua evolução e se colocar na disputa pelo cinturão da divisão, como é o caso de desejar treinar com o espanhol-georgiano.