
Ketlen Esquentadinhao em vitória no UFC Vegas 113. Foto: Reprodução/Instagram.
No único duelo completamente verde e amarelo do UFC Vegas 113, Ketlen Esquentadinha abusou da imposição física para derrotar Bruna Brasil por decisão unânime, em confronto válido pela categoria peso palha (até 52,2 kg.). Dessa forma, a manauara quebrou uma sequência de duas derrotas seguidas e conseguiu seu primeiro triunfo desde setembro de 2024.
Ketlen Esquentadinha venceu Bruna Brasil no UFC Vegas 113. Foto: Reprodução/Instagram.
As atletas iniciaram o duelo com estratégias distintas. Mais longilínea, Bruna rapidamente passou a se movimentar lateralmente e usar jabs e joelhadas de encontro na linha de cintura de Ketlen, que dominava o centro do octógono e tentava projeções no clinch contra a grade. No entanto, Brasil quem conseguiu mudar de nível e derrubar a oponente por um breve momento. Nos últimos segundos, a representante da Fighting Nerds chegou até mesmo a tirar o equilíbrio da rival com um chute na panturrilha.
A Esquentadinha voltou ainda mais agressiva para a segunda etapa, arriscando uma joelhada voadora ainda nos primeiros momentos. Bruna evitou a maior parte dos ataques e passou a sorrir, em provocação a adversária. As duas acabaram trocando forças contra a grade poucos segundos depois, mas sem muita ação. Ketlen conectou um bom uppercut seguido de um chute rodado após as duas se desvencilharem, mas retornou à estratégia de levar o confronto ao solo. Sem conseguir tirar o equilíbrio de Brasil, ela atacou com joelhadas na linha de cintura e socos curtos. Ketlen teve seu melhor momento após um jab machucar o olho direito da compatriota no final do round.
Após passaram os primeiros momentos travadas contra a grade, as duas voltaram a trocar socos na curta distância. Enquanto Bruna buscava golpes de encontro como joelhadas na linha de cintura e até mesmo um chute rodado, Ketlen caçava a parceira de treinos de Caio Borralho com socos e chutes ferozes. A Esquentadinha conseguiu a queda por um breve momento no último segundo, mas perdeu a oportunidade de ficar por cima. Os últimos 30 segundos do embate foram das duas trocando joelhadas no clinch contra a grade.
Ao fim dos três assaltos, todos os jurados pontuaram 29 a 28 em favor de Ketlen, que explodiu em euforia após o anúncio oficial.
Javid Basharat em vitória no UFC Vegas 113. Foto: Reprodução/Instagram.
Também no card preliminar, Javid Basharat venceu Gianni Vazquez por decisão unânime, pela categoria peso galo (até 61,2 kg.). O resultado quebrou a sequência de duas derrotas seguidas do afegão às custas do insucesso do mexicano estreante, que aceitou o duelo em curto prazo após Said Nurmagomedov ser obrigado a se retirar do evento nos últimos dias.
Basharat se manteve no domínio das ações ao longo de todo o combate. Ainda na metade do primeiro round, ele teve um grande momento ao levar o adversário a knockdown com um preciso cruzado de canhota. A partir deste momento, o afegão passou a ficar mais à vontade e conseguiu conectar bons socos no adversário, que mesmo na desvantagem se manteve como uma ameaça.
O mexicano mostrou seu valor competitivo ao machucar Basharat com golpes na metade da segunda etapa. Com um boxe alinhado, ele variou golpes na cabeça e linha de cintura, obrigando o oponente a mudar de nível e usar a luta agarrada para quebrar o ritmo agressivo de Vazquez. O afegão repetiu a mesma estratégia nos últimos cinco minutos de combate e após controlar o adversário no solo, foi declarado o vencedor pelos juízes laterais, que pontuaram dois dos três assaltos em seu favor.