Cacau sofre queda de 65% em menos de dois anos e setor pede fim das importações

Cacauicultura 4.0: Oeste baiano sedia maior evento do segmento no Brasil
Foto: Divulgação/Aiba

O excesso de oferta e a redução da demanda vem provocando uma queda acentuada nos preços do cacau. Na Bolsa de Nova York, a cotação da amêndoa caiu 65,6% em menos de dois anos, indo de US$ 10.945,62 a tonela em 28 de maio de 2024 para 3.761,26 na última terça-feira (10).

O acúmulo dos estoques em importantes regiões produtoras, como Costa do Marfim e Gana, combinada com a demanda retraída pelo produto ajudam a explicar o tombo. No Brasil, o cenário tem gerado manifestações públicas. Em janeiro, a Federação de Agricultura e Pecuária da Bahia divulgou nota contra o excesso de importação de cacau, especialmente da África. A iniciativa foi apoiada por sindicatos da região e por produtores e trabalhadores que chegaram a interditar rodovias para portestar contra os preços baixos e supostos esquemas de cartel.

  • Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!

De acordo com a coordenadora de projetos da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa/Senar), Maria Goretti Gomes, houve uma inversão de fluxo nos últimos anos. “Até meados de 2025 o mercado sai de um déficit extremo para uma fase de reequilíbrio, isto é, nós tínhamos pouca oferta e uma demanda gigantesca no mundo. Já em 2026 acontece o contrário, os preços derrubam porque nós temos muita oferta e pouca demanda, com o mercado mundial que está comprando menos.”

Segundo ela, somada à queda na bolsa, há o deságio aplicado pelos compradores em cima do cacau brasileiro. “Isso leva cada vez mais os nossos preços a caírem. […] um produtor hoje ele está gastando muito mais para produzir, o que ele fica de lucro é tão pouco, a margem dele é tão mínima que hoje em dia eu tenho certeza que o cacauicultor pensa duas vezes em
continuar em nossa cultura, o que é uma tristeza”, ressalta.

De acordo com Maria, a principal luta do setor atualmente é manter a competitividade convencendo o governo a não mais importar cacau, que chega ao país isento de impostos.

O post Cacau sofre queda de 65% em menos de dois anos e setor pede fim das importações apareceu primeiro em Canal Rural.

Autor

  • Redação Uberlândia no Foco

    O Uberlândia no Foco é um portal de notícias localizado na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, que tem como objetivo informar a população sobre os acontecimentos importantes da região do Triângulo Mineiro e do país. Fundado por Rafael Patrici Nazar e Sabrina Justino Fernandes, o portal busca ser referência para aqueles que buscam informações precisas e atualizadas sobre a cidade e a região. Nosso objetivo é cobrir uma ampla gama de assuntos, incluindo política, economia, saúde, educação, cultura, entre outros. Além disso, visamos abordar também, questões relevantes a nível nacional, garantindo assim que seus leitores estejam sempre informados sobre os acontecimentos mais importantes do país. Nossa equipe é altamente capacitada e dedicada a fornecer informações precisas e confiáveis aos seus leitores. Eles trabalham incansavelmente para garantir que as notícias sejam atualizadas e verificadas antes de serem publicadas no portal. Buscamos oferecer aos leitores uma plataforma interativa, na qual possam compartilhar suas opiniões e participar de debates sobre os assuntos mais importantes da cidade e da região. Isso torna o portal uma plataforma democrática, onde todas as vozes podem ser ouvidas e valorizadas. Não deixe de nos seguir para ficar por dentro das últimas atualizações e notícias relevantes. Juntos, temos uma grande caminhada pela frente.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Leave a reply

Loading Next Post...
Seguir
Sign In/Sign Up Sidebar Search
COLUNISTAS
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...