Boletim de Comércio Exterior da Região Intermediária de Uberlândia registra queda no valor e alta no volume das exportações

 

O Centro de Estudos Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais (Cepes), vinculado ao Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (Ieri/UFU), divulgou o Boletim de Comércio Exterior da Região Intermediária de Uberlândia do primeiro semestre de 2023, que registra queda nas exportações em relação ao ano passado.

O boletim busca trazer semestralmente os dados do comércio internacional na Região Intermediária (RGInt) de Uberlândia, sendo que a nova edição abrange os meses de janeiro a junho deste ano. A área analisada é composta por três regiões imediatas (Uberlândia, Ituiutaba e Monte Carmelo) e totaliza 24 cidades – confira, abaixo.

 

Fonte: Elaboração Cepes/IERI/UFU, a partir de IBGE.

 

Dentre estes municípios abrangidos pela RGInt, Uberlândia e Araguari foram os que mais exportaram; no entanto, ambos tiveram menos impacto no valor total das exportações: Uberlândia registrou impacto de -10,53 pontos percentuais (p.p.) e Araguari -9,12 p.p.. Indianópolis, por outro lado, se destacou: impacto de 13,18 p.p..

Como citado no próprio boletim, a expectativa era de que no início do ano de 2023 a economia mundial apresentasse melhoras. Entretanto, os resultados mostram o contrário. O estudo indica que as exportações em 2023 foram de US$ 1,47 bilhão – 4,97% inferiores às do mesmo período em 2022. Mesmo assim, as quantidades exportadas (2,05 milhões de toneladas) foram 9,75% superiores às do primeiro semestre do ano passado.

 

Fonte: Brasil. Secex/MDIC. Elaboração: Cepes/IERI/UFU

 

O levantamento também analisou as exportações de produtos, sendo que a soja liderou em termos de valor exportado: US$ 657,76 milhões. Porém, tanto soja quanto a carne bovina congelada marcaram declínio no impacto: respectivamente, -9,52 p.p. e -6,97 p.p..

 

Fonte: Brasil. Secex/MDIC. Elaboração: Cepes/IERI/UFU. (Notas: Tx. Var. – Taxa de variação em relação ao produto; Impacto – Taxa de variação em relação ao total exportado; p.p. – Ponto Percentual.

 

As importações também registraram declínio de 19,94% em relação ao mesmo período analisado em 2022. Já o volume importado alcançou a marca das 346,64 mil toneladas, o que expõe um aumento de 3,53%, se comparado ao ano passado.

O boletim é assinado pelo doutor em Economia e economista/pesquisador do Cepes-IERI/UFU Henrique Ferreira de Souza. Para conferir outros trabalhos publicados pela equipe, acesse: http://www.ieri.ufu.br/cepes/pesquisa/publicacoes.

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Source link

Autor

  • Redação Uberlândia no Foco

    O Uberlândia no Foco é um portal de notícias localizado na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, que tem como objetivo informar a população sobre os acontecimentos importantes da região do Triângulo Mineiro e do país. Fundado por Rafael Patrici Nazar e Sabrina Justino Fernandes, o portal busca ser referência para aqueles que buscam informações precisas e atualizadas sobre a cidade e a região. Nosso objetivo é cobrir uma ampla gama de assuntos, incluindo política, economia, saúde, educação, cultura, entre outros. Além disso, visamos abordar também, questões relevantes a nível nacional, garantindo assim que seus leitores estejam sempre informados sobre os acontecimentos mais importantes do país. Nossa equipe é altamente capacitada e dedicada a fornecer informações precisas e confiáveis aos seus leitores. Eles trabalham incansavelmente para garantir que as notícias sejam atualizadas e verificadas antes de serem publicadas no portal. Buscamos oferecer aos leitores uma plataforma interativa, na qual possam compartilhar suas opiniões e participar de debates sobre os assuntos mais importantes da cidade e da região. Isso torna o portal uma plataforma democrática, onde todas as vozes podem ser ouvidas e valorizadas. Não deixe de nos seguir para ficar por dentro das últimas atualizações e notícias relevantes. Juntos, temos uma grande caminhada pela frente.

Leave a reply

Segue a gente
  • Facebook38.5K
  • Youtube300.5k
  • Instagram128.9K
  • Whatsapp2.k
  • Telegram100k
Oferta do mês
    Loading Next Post...
    Seguir
    Sign In/Sign Up Sidebar Search
    COLUNISTAS
    Loading

    Signing-in 3 seconds...

    Signing-up 3 seconds...