
A AMD pode estar preparando uma terceira versão para os aceleradores MI300, quais já foram reveladas as variantes MI300A e a MI300X. A edição “C” apareceu em drivers EDAC do Linux, vazando a informação de que estão preparando um outro modelo do potencializador de HPCs e inteligências artificiais. A corporação não confirmou a informação até o momento que este texto foi escrito.
Apesar de permanecerem em silêncio, há uma movimentação da empresa em suas produções. Relatos mais recentes afirmam que as equipes estão trabalhando para adaptar a sua linha de produtos às normas impostas pelos Estados Unidos, sob o fim de conseguirem exportá-los ao território da China – qual poderia ser o caso.
Enquanto há esta teoria que o MI300C seja um SKU feito sob exclusividade para o mercado chinês, também podemos considerar que este seja um acelerador para potencializar as CPUs Zen4. Levando em conta que o “A” do MI300A serve para APUs, não seria difícil supor o significado do “C” também. Neste cenário, ele poderia ser um produto sendo desenvolvido para rivalizar com o Sapphire Rapids da Intel.

Em atualizações anteriores, a AMD já tinha revelado que já está enviando modelos MI300A e MI300X para alguns parceiros comerciais – com um lançamento destes aceleradores dentro da indústria no quarto trimestre de 2023. Se o MI300C seguiu o mesmo tratamento que os demais ou não, ainda segue incerto – já que a própria corporação ainda não se pronunciou sobre a existência deles.
A linha está sendo produzida para acelerar ainda mais os processos dentro dos HPCs e em prol da inteligência artificial. Em termos de especificações, o MI300A contará com o pacote completo de CPU+GPU, com três CCDs e seis XCDs, ele trabalha com 24 núcleos Zen 4 e 228 CDNA 3 compute units. Ele também tem espaço para oito memórias HBM3 de 128GB. Já o MI300X é apenas a GPU com zero CCDs e oito XCDs – trazendo o equivalente a 304 CDNA 3 compute units. Ao invés dos oito espaços servirem para os 128GB como no MI300A, o MI300X suporta até 192GB.
Fonte: Tom’s Hardware