O verdadeiro ouro jorra do seio humano

Bebês recém-nascidos estão apenas no início do início da jornada da vida. Aos poucos estão abrindo os olhos para ver as cores do mundo, ouvindo e reconhecendo as vozes de quem está à sua volta, sentindo novas texturas e se formando para desbravar as aventuras da infância, adolescência, fase adulta e bem futuramente, num tempo distante, a melhor idade. Essa aventura que é viver reserva vários e vários tesouros, e um deles esses pequenos conhecem logo nos primeiros dias no mundo: o leite materno, um verdadeiro ouro líquido.

No mês de agosto acontece a campanha de incentivo e conscientização sobre a importância do aleitamento materno. O período designado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como “Agosto Dourado” recebe o selo desta cor em referência à coloração de um dos metais mais preciosos do mundo, o ouro, uma vez que o leite materno tem para os bebês e lactantes o mesmo valor, e também faz alusão ao padrão ouro de qualidade desse líquido.

 

A amamentação exclusiva, no Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde do ano passado, está em 45,8%. A meta estabelecida pela Organização Mundial da Saúde é de aumentar em 50% a taxa de aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida, até 2025. (Foto: Freepik)

 

A nutricionista e coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (BLH/HC-UFU/Ebserh), Marília Neves, ressalta a importância da amamentação para a saúde tanto do bebê quanto da lactante. “É preconizado que seja ofertado somente o leite humano até os seis meses de vida do bebê, de maneira exclusiva, e, de maneira complementar, até dois anos ou mais. A amamentação é importante tanto para o bebê quanto para a mãe”, comenta.

Ela ainda pontua as vantagens para ambos. Os bebês que se amamentam com leite humano recebem os anticorpos da lactante adquiridos ao longo da vida e com as vacinas. Vantagem esta a curto prazo, mas a médio e longo prazo, a amamentação humana pode proteger a criança de quadros de obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes e também pode aumentar o QI dos pequenos. Já as pessoas lactantes têm como benefício, durante a amamentação, a prevenção do câncer de mama e ovário, além de diminuir as chances de desenvolverem a diabetes tipo 2.

Marília Neves também alerta sobre os riscos que a não amamentação humana pode trazer para os bebês e lactantes. Como já mencionado anteriormente, crianças que não são amamentadas têm maior risco de desenvolver doenças, alergias e infecções, justamente porque foram alimentadas com leites que não possuem fatores imunológicos e de defesa que estão contidos no leite humano. São crianças que podem adoecer mais e estar mais propensas a diversas infecções, em função de uma alimentação artificial. “Alguns estudos mostram que amamentação também previne contra a depressão materna, diferente do que muitas pessoas pensam, , porque muitas mulheres passam por dificuldades no início da amamentação; mas, com apoio e logo que as dificuldades são superadas, a amamentação é capaz de proteger contra o risco de desenvolvimento de depressão e é um fator protetivo da saúde mental de quem amamenta”, completa a coordenadora do BLH.

 

Doe leite humano!

Toda lactante que esteja no período de amamentação do seu bebê e que o alimente exclusivamente com o próprio leite pode ser doadora. As restrições são poucas, mas existentes: não pode doar leite quem faz uso de bebidas alcoólicas, cigarro ou quaisquer outros tipos de drogas. Caso a pessoa esteja fazendo uso de alguma medicação, é necessário comunicar à equipe do Banco de Leite. A pessoa também não pode ter feito transfusão de sangue no último ano e precisa apresentar os exames de pré-natal dos últimos seis meses de gestação.

 

Imagem: Reprodução/Portal do HC-UFU

 

Se cumprir todos os requisitos listados acima e tiver produção de leite excedente, a pessoa lactante pode procurar o BLH/UFU por meio do número de contato (34) 3218-2666 e informar o interesse. “Se tiver tudo bem com a amamentação do bebê, ele estiver ganhando peso, a gente vai até a casa dessa doadora, faz todas as orientações com relação à higienização, ao armazenamento, à coleta e a gente vai uma vez por semana buscar esse leite. A própria mãe vai ordenhando e armazenando o leite no freezer e buscamos uma vez por semana”, explica Neves.

A equipe do BLH/UFU também fornece os kits de armazenamento, que são os potes de vidro com tampa de plástico, para além do serviço de coleta em domicílio. Todo o leite coletado é pasteurizado e oferecido aos bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital de Clínicas.

 

Outros serviços do BHL da UFU

A doação de leite humano é o carro-chefe do BLH/UFU, mas a equipe local também incentiva, apoia e promove a amamentação por meio das orientações em relação a essa prática. Toda lactante que tiver dificuldade com amamentação pode entrar em contato pelo número (34) 3218-2666 e agendar uma orientação para esclarecer dúvidas, receber orientação sobre pega, posicionamento e todas as outras questões com relação à amamentação para conseguir amamentar sem dor e sem dificuldades. O atendimento serve para qualquer pessoa residente da cidade de Uberlândia ou da região. Basta apenas agendar um horário fazendo a ligação ao BLH/UFU.

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Source link

Autor

  • Redação Uberlândia no Foco

    O Uberlândia no Foco é um portal de notícias localizado na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, que tem como objetivo informar a população sobre os acontecimentos importantes da região do Triângulo Mineiro e do país. Fundado por Rafael Patrici Nazar e Sabrina Justino Fernandes, o portal busca ser referência para aqueles que buscam informações precisas e atualizadas sobre a cidade e a região. Nosso objetivo é cobrir uma ampla gama de assuntos, incluindo política, economia, saúde, educação, cultura, entre outros. Além disso, visamos abordar também, questões relevantes a nível nacional, garantindo assim que seus leitores estejam sempre informados sobre os acontecimentos mais importantes do país. Nossa equipe é altamente capacitada e dedicada a fornecer informações precisas e confiáveis aos seus leitores. Eles trabalham incansavelmente para garantir que as notícias sejam atualizadas e verificadas antes de serem publicadas no portal. Buscamos oferecer aos leitores uma plataforma interativa, na qual possam compartilhar suas opiniões e participar de debates sobre os assuntos mais importantes da cidade e da região. Isso torna o portal uma plataforma democrática, onde todas as vozes podem ser ouvidas e valorizadas. Não deixe de nos seguir para ficar por dentro das últimas atualizações e notícias relevantes. Juntos, temos uma grande caminhada pela frente.

Leave a reply

Loading Next Post...
Seguir
Sign In/Sign Up Sidebar Search
COLUNISTAS
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...