
Jogos souslike têm se tornado cada vez mais presentes. Só em 2023, duas grandes títulos do gênero são aguardados: Lies of P e Lords of the Fallen. Os desenvolvedores deste último destacam que a releitura do título original de 2014 tem suas particularidades, mas também tem inspiração nas obras da FromSoftware como todo o resto.
Em entrevista ao PCGamesN, o diretor criativo, Cezar Virtuso, e o diretor de arte, Alexandre Chaudret, falam sobre as diferenças de Lords of the Fallen em relação ao restante dos jogos desse tipo, reforçando que o jogo vai além do tradicional cavaleiro enfrentando dragões em uma fantasia medieval.

“[…] Chame de soulslike, ou luta movida por animação, ou RPG ‘dark fantasy’, sabemos que temos um consenso. Eu acho que o nosso mundo é o que nos torna diferentes. É muito mais alegórico. Você vai de uma fantasia gótica para algo muito mais terror cósmico, quase estilo Giger com ossos, estátuas gigantes, esqueletos moldados juntos”, disse o diretor de arte.
As imagens e trailers de Lords of the Fallen realmente nos mostram um aspecto visual diferente do restante dos soulslike, e a temática é algo importante para Chaudret. “Você precisa tocar na alma das pessoas e ir fundo nas temáticas, não apenas a superfície do tipo fantasia com armaduras brilhantes e dragões”, complementa.
“Todas as armaduras estão enferrujadas”, continua. “Então isso mostra que eu não tive tempo de escová-las, eu tive que lutar de novo e de novo. Por que aquele cara está chorando? Por que esse cara, que representa toda a esperança dourada de histórias de fantasia que eu tinha quando era criança, está triste e sem esperança? É mais sobre a tormenta das pessoas que estiveram aqui”.
Assim como o diretor de Lies of P, aguardado soulslike que chega no dia 19 deste mês, que chamou os jogos da FromSoftware de “obras de arte”, o diretor criativo de Lords of the Fallen também. “Os jogos da FromSoftware são excelentes. Você pode não gostar do gênero, porque gosta de futebol ou algo do tipo, mas esses jogos são criados com maestria. Eles introduziram tantas novas ideias que nós, o resto da indústria, podemos nos inspirar”.
Virtuso diz ainda que pensavam que já sabiam criar um jogo souslike, mas “criar o combate para um soulslike é incrivelmente desafiador”. Ele conta que receberam o feedback e já estão trabalhando em melhorias.
Ele também menciona a importância do level desing em jogos assim, mencionando que um soulslike precisa ter um mundo em que o jogador sinta que está vivendo nele, “precisa parecer real, e você precisa ver pontos importantes para não se perder. Você precisa ir, descobrir, voltar”.
Lords of the Fallen chega no dia 13 de outubro para PC, PS5 e Xbox Series X|S.
Fonte: PCGamesN