
A Fórmula 1 deu o pontapé inicial nesta sexta-feira para o GP de Mônaco, sexta etapa da temporada 2023. E na primeira sessão de treinos livres pelas ruas do Principado, Carlos Sainz foi o mais rápido, à frente de Fernando Alonso e Lewis Hamilton
Completaram o top 10: Sergio Pérez, Charles Leclerc, da Ferrari, Max Verstappen, Lando Norris, da McLaren, Esteban Ocon, Lance Stroll e Alex Albon.
Com o cancelamento da etapa da semana anterior, em Ímola, a expectativa para Mônaco aumentou, devido ao tão aguardado pacote de atualização da Mercedes, que deu as caras pela primeira vez nesta sexta-feira. E com o espaço de quase três semanas sem corridas, os pilotos não perderam tempo nos boxes, indo rapidamente à pista.
Após os 20 minutos iniciais da sessão, a Ferrari fazia 1-2. Sainz liderava com 01min14s254, 0s287 à frente de Leclerc, os dois de médios. Alonso, de duros, vinha em terceiro, a 0s413 com Verstappen e Magnussen completando o top 5. Hamilton era o 11º, Pérez o 13º e Russell o 18º.
Quando o TL1 chegava à metade, a Mercedes começava a mostrar mais performance. Hamilton assumia a liderança com 01min14s035, botando 0s210 em Sainz, enquanto Norris, Leclerc e Alonso fechavam o top 5. Na sequência, Verstappen saltou para a quarta posição, enquanto Pérez era o oitavo e Russell o 15º.
A primeira bandeira vermelha do fim de semana veio com Hulkenberg. O alemão da Haas pegou um traçado mais interno na saída do túnel e bateu na primeira perna da chicane. O carro sofreu um furo de pneu e os detritos forçaram a direção de prova a fazer a interrupção.
A dez minutos do fim, Sainz voltava a liderar com 01min13s690, a menos de um décimo de Alonso, com Hamilton, Pérez e Verstappen completando o top 5. Leclerc era o sétimo e Russell o 13º.
A sessão foi oficialmente encerrada a três minutos do fim devido a uma bandeira vermelha causada por Albon, que bateu forte na saída da Sainte Devote, a primeira curva do circuito.
No final, Carlos Sainz foi o mais rápido com 01min13s372, com Fernando Alonso e Lewis Hamilton na sequência. Completaram o top 10: Sergio Pérez, Charles Leclerc, Max Verstappen, Lando Norris, Esteban Ocon, Lance Stroll e Alex Albon.