
A Polícia Militar do Rio vai investigar se é verdadeiro um áudio que circula nas redes sociais sobre a operação desta terça-feira. Segundo um registro publicado nas redes sociais, criminosos cercaram uma casa onde agentes estariam se preparando para uma emboscada conhecida como “Tróia”, prática de operação ilegal em que policiais ficam escondidos para atacar suspeitos.
Segundo a tenente-coronel Cláudia Moraes, ainda não é possível confirmar a veracidade do áudio ou mesmo se foi feito sobre a operação desta terça-feira, mas a investigação será conduzida como parte de uma apuração sobre toda a ação policial nas comunidades da Maré.
— Uma situação como a que aconteceu hoje demanda uma investigação. E esses áudios precisam ser avaliados. Se houver, no decorrer da atividade, alguma coisa que não esteja de acordo, isso será apurado e avaliado pela instituição. Temos protocolos e diretrizes para atuações em operações. Elas estão previstas e os policiais as conhecem, principalmente as tropas especiais — afirmou a porta-voz.
Na operação desta terça-feira, um policial do Bope morreu e outro ficou ferido. Jorge Henrique Galdino Cruz tinha 32 anos e era terceiro-sargento. Ele deixa esposa e três filhos, um menino e duas meninas. á Rafael Wolfgramm Dias passou por cirurgia no Hospital Federal de Bonsucesso e seu quadro de saúde é considerado estável.
A operação visava localizar e prender criminosos envolvidos em roubos nas vias expressas do entorno da Maré. De acordo com a PM, policiais do Bope realizavam patrulhamento em busca do esconderijo de chefes do tráfico, no momento em que foram atacados por homens armados, atingindo os sargentos Jorge Cruz e Rafael Dias.
Em represália à ação policial, bandidos fecharam a Avenida Brasil e a Linha Vermelha no final da manhã. Ainda na Avenida Brasil, um ônibus foi incendiado na pista sentido Zona Oeste, na altura da Vila do João e perto da unidade da Maré da Fiocruz. O coletivo, que fazia a linha 361 (Recreio dos Bandeirantes—Castelo), e uma carreta foram usados para bloquear a via expressa.