Os primeiros shows da programação pública do São João do Recife aconteceram na Marcha do Forró, realizada no dia 12, e no último termo de semana (14 e 15), somente no palco da avenida Rio Branco, ambas no Recife Idoso. Mas esta semana o forró começa para valer nos demais polos espalhados pela capital pernambucana. Todos os shows e eventos cá mencionados têm ingresso gratuita, sem premência de suplente de ingressos.
Leia: Festejos juninos têm mais a ver com os brasileiros do que o Natal, diz Cátia de França
De Portugal ao Brasil: festas juninas foram dos rituais pagãos aos grandes eventos sem perder a centralidade no povo
O palco principal dos festejos juninos na cidade segue sendo montado no Sítio Trindade, no bairro de Morada Amarela, zona setentrião do Recife. Por lá, a procissão dos santos juninos encontrou uma exposição de culinária afro-brasileira, nesta quarta-feira (18). Nesta quinta (19), a programação músico é oportunidade pela Orquestra Sinfônica do Recife, a partir das 20 horas, recebendo Bia Oceânico, Mariana Aydar, Beto Hortis, Marcelo Caldi. Enquanto na avenida Rio Branco tem o Xaxado de Egídio Bezerra (às 17 horas), o Trio Forró das Cumade (18h), Márcia Pequeno (19h30) e a orquestra Regente Joaquim (21h).
Ao longo do termo de semana ainda tem shows de Forró do Muído (sexta, 21h), Elba Ramalho (sexta, às 0h), Novinho da Paraíba (sábado, às 21h), Nando Cordel (sábado, 22h30), Beto Hortis (domingo, 21h), Alceu Valença (domingo, às 0h) e outras atrações, no Sítio Trindade. Na avenida Rio Branco, no bairro do Recife, destaques para Larissa Lisboa (sexta, às 22h30), André Macambira e Caetana (sábado, às 22h30 e 0h), Coco de Umbigada (17h), Bia Oceânico (18h) e As Januárias (21h), todas no domingo.
Na segunda e terça-feira, dias 23 e 24, véspera e dia de São João, destaques para os shows de Assisão (22h30), Petrúcio Amorim (0h) e Cristina Amaral (1h50), todos na segunda-feira; Irah Caldeira (21h), Fafá de Belém (22h30) e Geraldinho Lins (0h), na terça-feira, todos no Sítio Trindade. Já no palco da avenida Rio Branco, destaques para Terezinha do Acordeon (21h) e Isadora Melo (0h), na segunda-feira; Kely Rosa (18h), Pecinho Amorim (19h30) e As Fulô (21h), na terça-feira.
Outro polo médio é o do Recinto de São Pedro, no bairro de Santo Antônio, mas que terá shows somente na sexta-feira, sábado e domingo (dias 27, 28 e 29 de junho). A programação completa dos palcos do Sítio Trindade, avenida Rio Branco e Recinto de São Pedro você confere na nossa arte, disponível no termo desta material.
Também neste feriadão começa a programação dos polos descentralizados, com shows na segunda e terça-feira (23 e 24) na Lagoa do Araçá (Imbiribeira, zona sul), Cordeiro, Totó, Barro (zona oeste) e Campo Grande (zona setentrião). Quando a programação completa for divulgada, publicaremos cá no Brasil de Vestimenta. No termo de semana seguinte, dias 27 e 28, é a vez dos polos dos bairros do Poço da Panela (zona setentrião), Bongi, Vila Tamandaré (zona oeste), Ibura e Brasília Teimosa (zona sul).
Leia também: “A quadrilha junina é uma grande escola de artes”, avalia Luana Felix
População pode escolher atrações para os polos descentralizados do São João do Recife
O São João do Recife oriente ano tem três homenageados: o grupo recifense Filarmónica de Pau e Corda, com mais de 50 anos de curso valorizando a música e verso nordestina; a artista sertaneja Bia Oceânico, oriundo de São José do Egito e com mais de 40 anos de música; e Novinho da Paraíba, cantor e sanfoneiro nascido em Monteiro, sertão paraibano, também com décadas de estrada.
Veja inferior a programação completa dos palcos do Sítio Trindade, avenida Rio Branco e Recinto de São Pedro no São João do Recife em 2025.