Ameaças e barracos incendiados: MST cobra apuração de ação violenta da PM em acampamento na Chapada Diamantina (BA)

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) denunciou uma ação da Polícia Militar da Bahia ocorrida na manhã desta quarta-feira (4) no Acampamento Rosimeire Araújo, localizado no município de Piritiba, na região da Chapada Diamantina (BA).

De acordo com o movimento, duas viaturas da PM teriam entrado no acampamento sem mandado de reintegração de posse ou autorização judicial. Ainda segundo a denúncia, moradores foram ameaçados durante a ação e barracos acabaram incendiados.

A assessoria do MST informou que, ainda nesta quinta-feira (5), o movimento terá uma reunião na Casa Militar do Governo da Bahia com representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) para tratar da ação considerada irregular no acampamento. Segundo o movimento, não houve comunicação prévia sobre qualquer reintegração de posse, e as famílias foram surpreendidas pela atuação policial. O MST relatou ainda que, até o momento, não foi possível registrar ocorrência sobre o caso no município, em razão de perseguição.

O acampamento existe desde 2021 e abriga cerca de 50 famílias que vivem no local a partir da produção de alimentos e da organização coletiva das moradias. Entre os moradores estão crianças e idosos.

“O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra exige a apuração imediata dos fatos, a responsabilização dos agentes envolvidos e a garantia da integridade e permanência das famílias no território”, diz a nota divulgada pelo movimento.

O Brasil de Fato entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) para solicitar posicionamento sobre a denúncia, mas não obteve retorno até a publicação deste texto. A reportagem solicitou ainda posicionamento do Incra e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, também sem retorno. O espaço segue aberto às manifestações.

Autor

  • Redação Uberlândia no Foco

    O Uberlândia no Foco é um portal de notícias localizado na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, que tem como objetivo informar a população sobre os acontecimentos importantes da região do Triângulo Mineiro e do país. Fundado por Rafael Patrici Nazar e Sabrina Justino Fernandes, o portal busca ser referência para aqueles que buscam informações precisas e atualizadas sobre a cidade e a região. Nosso objetivo é cobrir uma ampla gama de assuntos, incluindo política, economia, saúde, educação, cultura, entre outros. Além disso, visamos abordar também, questões relevantes a nível nacional, garantindo assim que seus leitores estejam sempre informados sobre os acontecimentos mais importantes do país. Nossa equipe é altamente capacitada e dedicada a fornecer informações precisas e confiáveis aos seus leitores. Eles trabalham incansavelmente para garantir que as notícias sejam atualizadas e verificadas antes de serem publicadas no portal. Buscamos oferecer aos leitores uma plataforma interativa, na qual possam compartilhar suas opiniões e participar de debates sobre os assuntos mais importantes da cidade e da região. Isso torna o portal uma plataforma democrática, onde todas as vozes podem ser ouvidas e valorizadas. Não deixe de nos seguir para ficar por dentro das últimas atualizações e notícias relevantes. Juntos, temos uma grande caminhada pela frente.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Leave a reply

Loading Next Post...
Seguir
Sign In/Sign Up Sidebar Search
COLUNISTAS
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...