Servidores do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação da Universidade Federal De Uberlândia (CTIC/UFU) participaram do Workshop de Tecnologia de Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil (WTICIFES), evento promovido pelo Colégio de Gestores de Tecnologia de Comunicação (CGTIC) das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Realizado em São Luís, no Maranhão, a edição de 2023 do WTICIFES teve como tema as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como estratégia de transformação digital na educação.
Entre os dias 20 e 22 de junho, profissionais de diferentes IFES do país debateram planos de transformação digital, redução de impacto ambiental e financeiro na operação dos serviços institucionais, privacidade e adaptação às mudanças de legislação, além de novidades acerca de tecnologia da informação e inovações da área.
A equipe do CTIC presente no evento apresentou o aplicativo móvel UFU Mobile. Elaborado por Johny Ribeiro, Raulcézar Alves, Diego Silva, Everson Junior, Leonildo Silva, Fabiano Alves e Jean Domingos, o projeto substituiu o documento físico da carteira de estudante pela Identidade Digital. Com isso, foi possível integrar o sistema aos Restaurantes Universitários (RUs), substituindo a venda de tickets de papel e introduzindo o acesso aos refeitórios por meio do aplicativo.
Além disso, foi possível implementar novas formas de pagamento pela integração com o PagTesouro, sistema do Governo Federal que permite a realização de compras on-line por cartão de crédito ou PIX. Essas medidas foram responsáveis por reduzir o custo de impressão de carteirinhas, além de proporcionar um consumo mais sustentável sem a utilização de bilhetes de papel. O resultado do projeto “ID & Tickets digitais” permitiu uma melhor experiência para os usuários e também um formato mais ágil no processo de utilização dos RUs.
Outra solução apresentada foi o Módulo de Documentos Acadêmicos, que tem como objetivo a gestão documental do estudante, permitindo que documentos sejam enviados apenas uma vez para a instituição e reutilizados em processos distintos. O dispositivo visa garantir a cadeia de custódia e controle de temporalidade dos documentos, seguindo as diretrizes arquivísticas recomendadas pelo e-Arq Brasil, no recolhimento, identificação de metadados e geração de pacotes de submissão para preservação digital.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.