
Em operação realizada na manhã deste sábado (29), a Secretaria de Ordem Pública (Seop) autuou 19 veículos por estacionamento irregular, no entorno da Praia Vermelha, na Urca. Na operação também foram apreendidos objetos, como uma lona e um guarda-sol, que obstruíam a via pública. De acordo com os agentes, a operação foi realizada após denúncias de moradores e banhistas, que flagraram as irregularidades.
Durante o trabalho da equipe, também foi recolhida a bolsa de um entregador de aplicativo, que estava deixada em um canteiro enquanto ele estava na praia. O entregador chegou a voltar e recolher o capacete que também estava no local, mas não conseguiu recuperar a bolsa. Ele foi instruído a comparecer na Avenida dos Campeões, em Bonsucesso, a partir desta segunda-feira (31), para reaver o objeto. As mercadorias apreendidas pela prefeitura costumam ser depositadas no local.
— A justificativa para eles recolherem é que a bolsa estava deixada em local público. Por isso quase pegaram meu capacete. Prejudicou meu fim de semana. A bag estava vazia. Podiam ter me devolvido a bolsa. Agora vou ter que ir lá buscar na segunda — lamentou o entregador Wallace Meira.
Na mesma área, os agentes da prefeitura também solicitaram ao catador Marcos da Silva que ele retirasse do local os mais de 15 quilos de latinhas de alumínio que ele armazenava em sacolas.
— Vou colocar tudo na bicicleta e levar para a Lapa de uma vez, onde eu vendo as latas. Eu não sabia que não podia deixar aí. Não tem uma placa para indicar isso — reclamou o catador.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/n/A/BitTRtShKeh8F6Yno20g/110528670-ri-rio-de-janeiro-rj-29-03-2025-operacao-de-ordem-publica-da-seop-subop-na-praia-vermelha-1-.jpg)
De acordo com a SEOP, são realizadas diariamente operações de fiscalização e ordenamento urbano em diversas localidades da cidade, incluindo a Praia Vermelha, na Urca, que integra o roteiro da Operação Verão. Iniciada em setembro de 2024, a operação tem como objetivo intensificar a fiscalização em áreas com grande circulação de pessoas, como praias e pontos turísticos.
Durante a ação, os agentes também realizaram a fiscalização de guardadores de veículos, todos os quais apresentaram a devida autorização, e nenhuma inconformidade foi constatada.Os agentes envolvidos na operação informaram que os guardadores irregulares costumam interromper as atividades e se afastarem do local na chegada das viaturas da secretaria.
Ao longo da Operação Verão, a SEOP informou ter conduzido 50 guardadores irregulares aos departamentos policiais, além de apreender mais de dois mil coletes irregulares e outros objetos e estruturas de publicidade ilegal que eram utilizados durante o exercício irregular da função.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/m/t/KXyLkaQwSKxWYkXK2LeA/110528684-ri-rio-de-janeiro-rj-29-03-2025-operacao-de-ordem-publica-da-seop-subop-na-praia-vermelha-1-.jpg)