
A ASUS anunciou nesta semana o novo Tinker Board 3N, um pequeno computador do tipo SBC (Single board computer) para aplicações de Internet das Coisas no formato industrial.
Esta não é a primeira investida da marca taiwanesa em aparelhos como esse, visto que já havia lançado o Tinker Board 2S em 2021. O novo dispositivo tem um tamanho ligeiramente maior que seu antecessor, medindo 10×10 cm, e lembra bastante um mini PC da linha NUC. Vale lembrar que a Intel passou o desenvolvimento dos aparelhos NUC para a ASUS — portanto essa coincidência pode não ser tão coincidência assim.
Em termos de especificações, o pequeno SBC conta com um chip Rockchip RK3568 de 64-bit. Esse SoC tem quatro núcleos Arm Cortex-A55 e uma placa gráfica integrada Arm Mali-G52, além de até 8 GB de memória RAM LPDDR4X e opções de 64 GB de armazenamento interno do tipo eMMC. A expansão via cartão microSD também é possível.
Continua após a publicidade
Sobre performance, a fabricante garante que o Tinker Board 3N é 7% mais rápido em CPU e até 17% superior na GPU. A velocidade do armazenamento também parece ter aumentado, já que teve um salto de 54% em escrita e 275% em leitura de dados. Em benchmarks de UX, o 3N se saiu 31% melhor que seu irmão menor.
O dispositivo tem compatibilidade com sistemas operacionais do tipo Linux Debian, Yocto e Android para projetos na área industrial. Por conta disso, a ASUS inseriu um sistema de resfriamento através de um heatsink de perfil-baixo, que permite o aparelho ser instalado em locais com pouco espaço. Essa construção também faz com que o dispositivo opere em temperaturas remotas de -40°C a 85°C sem problemas.
Continua após a publicidade
A respeito da conectividade, o Tinker 3N é compatível com os protocolos PoE, LVDS, COM e CAN, além de contar com uma conexão M.2 E e uma M.2 do tipo B para acomodar módulos Wi-Fi 5/6 e 4G/5G. Há portas USB Tipo-A, USB Tipo-C, RJ45 e HDMI.
O ASUS Tinker Board 3N estará disponível nas versões padrão, PLUS e LITE. No entanto, a fabricante ainda não revelou uma data de lançamento ou preço para o produto.
Fonte: ASUS Press