Audiência Pública regional debate segurança das mulheres

    A Comissão dos Direitos das Mulheres da Câmara Municipal, presidida pela vereadora Cláudia Guerra (PDT) e tendo como relatora a vereadora Amanda Gondim (PDT), promoveu no dia 28 de novembro, a partir das 18:30h no plenário do Legislativo, Audiência Pública regional com o tema: “Segurança das Mulheres – Desafios e Propostas”. Além das vereadoras participaram do evento: delegada Lia Valechi da Delegacia de Atendimento à Mulher da Polícia Civil; promotor Hamilton Pires Ribeiro da 27ª Promotoria de Justiça de Uberlândia; coordenador da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica do 17º Batalhão, 2º tenente Wandemberg Martins Leite; tenente coronel Fernanda Patrícia Vieira do 32º Batalhão;as advogadas Luciene Aparecida Martins e Vânia Lúcia Barros, membro e presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-Uberlândia respectivamente; Lorraine da Silva, gestora social da Unidade de Prevenção à Criminalidade de Uberlândia; Moacir Henrique Junior, advogado e professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) Daniela Marquetti, head de RH na empresa Patrícia Bonaldi; Flávia Cristina Mizael, PM – PPVD; Rodrigo Campos Oliveira 9ª RPM/32º BPM; Mariana Barbosa, presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres; Larissa Vasconcelos e Marina Siqueira Viana, da entidade Todas por Ela; Magda Fernanda Rocha (OAB e Todas por Ela); Leonardo Macedo, procurador da República do Ministério Público Federal e a professora da UFU Neiva Flávia (ambos via Internet); Sônia do grupo Mulheres do Brasil; João Ricardo Viana e Moacir Henrique.

    A vereadora Cláudia Guerra abriu a audiência apresentando os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023, especificamente sobre feminicídios e crimes contra a mulher e os temas tratados: aplicação da Lei 14.541/2023 sobre o horário de atendimento da Delegacia de Atendimento à Mulher e garantia de acompanhamento psicológico às mulheres que sofrem violência. A vereadora Amanda Gondim enfatizou a importância da pauta pelo fim da violência contra a mulher e as ações e projetos de lei desenvolvidos sobre o tema.

    Dentre os participantes da Audiência Pública o professor Moacir Henrique (UEMG) alertou para a importância de trabalhar os vários tipos de dependência que a mulher que sofre violência pode ter, seja econômica, emocional ou outra. Informou ele que Minas Gerais não participa dos dados do Mapa da Violência e que pelas estatísticas menos de 70% dos pedidos de  medidas protetivas no estado são concedidos, o que aponta a banalização ou despreparo do Judiciário em dar importância a esse tipo de medida. A delegada Lia Valechi informou que a Delegacia de Atendimento à Mulher funciona em horário comercial até às 17:00h em dias úteis e a Delegacia de Plantão que atende durante qualquer horário. Sônia, do grupo Mulheres do Brasil ressaltou a necessidade de todos e todas, enquanto cidadão e cidadãs, modificarem a cultura da violência contra a mulher nos meios em que estão inseridos na sociedade civil.

 

Departamento de Comunicação (Eithel Lobianco Junior)

Autor

  • Redação Uberlândia no Foco

    O Uberlândia no Foco é um portal de notícias localizado na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, que tem como objetivo informar a população sobre os acontecimentos importantes da região do Triângulo Mineiro e do país. Fundado por Rafael Patrici Nazar e Sabrina Justino Fernandes, o portal busca ser referência para aqueles que buscam informações precisas e atualizadas sobre a cidade e a região. Nosso objetivo é cobrir uma ampla gama de assuntos, incluindo política, economia, saúde, educação, cultura, entre outros. Além disso, visamos abordar também, questões relevantes a nível nacional, garantindo assim que seus leitores estejam sempre informados sobre os acontecimentos mais importantes do país. Nossa equipe é altamente capacitada e dedicada a fornecer informações precisas e confiáveis aos seus leitores. Eles trabalham incansavelmente para garantir que as notícias sejam atualizadas e verificadas antes de serem publicadas no portal. Buscamos oferecer aos leitores uma plataforma interativa, na qual possam compartilhar suas opiniões e participar de debates sobre os assuntos mais importantes da cidade e da região. Isso torna o portal uma plataforma democrática, onde todas as vozes podem ser ouvidas e valorizadas. Não deixe de nos seguir para ficar por dentro das últimas atualizações e notícias relevantes. Juntos, temos uma grande caminhada pela frente.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Leave a reply

Segue a gente
  • Facebook38.5K
  • Youtube300.5k
  • Instagram128.9K
  • Whatsapp2.k
  • Telegram100k
Oferta do mês
    Loading Next Post...
    Seguir
    Sign In/Sign Up Sidebar Search
    COLUNISTAS
    Loading

    Signing-in 3 seconds...

    Signing-up 3 seconds...