Os trabalhos das equipes da General Electric Aviation e da Lockheed Martin Skunk Works no desenvolvimento de um motor supersônico e silencioso para equipar o avião X-59 da NASA (Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço) não param.
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A Lockheed Martin divulgou em suas redes sociais que o X-59 completou com sucesso mais um passo importante da fase de testes e, com isso, está ainda mais perto de realizar seu voo inaugural.
A fabricante informou que a aeronave deixou sua “garagem” pela primeira vez e, agora, está posicionada na linha de voo, área que fica localizada entre o hangar e a pista da Lockheed Martin Skunk Works, em Palmdale, Califórnia.
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What’s the X-59 been up to recently? We’re glad you asked. 👇
We moved the aircraft to a run stall on the flight line for further ground testing, including vibration testing.
It’s aiming to quiet the sonic boom and shape the future of supersonic commercial flight travel. pic.twitter.com/yMwZteyd7H
— Lockheed Martin (@LockheedMartin) July 6, 2023
Segundo a NASA, o movimento, apesar de aparentemente simples, é fundamental para dar início aos testes que serão realizados ainda em solo, incluindo o acionamento do motor e o taxiamento da pista.
A agência espacial quer se certificar de que o avião supersônico esteja “seguro e pronto para voar” antes de definir uma data exata para que ele possa cruzar os céus sobre áreas civis, algo que foi proibido para esse tipo de aeronave nos Estados Unidos há cinco décadas, em 1973.
A missão do X-59 da NASA
A NASA vem trabalhando no desenvolvimento do avião supersônico silencioso há mais de dois anos, em um projeto inicialmente chamado Low-Boom Flight Demonstration, rebatizado em maio de 2022 como Quesst (sigla para “Quiet SuperSonic Technology”).
A intenção da agência espacial é desenvolver aeronaves com capacidade de voar em velocidade Mach 1 e quebrar a barreira do som, mas sem o incômodo sonic boom, ou estampido sônico, em bom português.
O avião supersônico silencioso da NASA ainda tem algumas fases do projeto a serem cumpridas. O X-59 fará, no futuro, uma série de voos sobre diversas cidades dos Estados Unidos entre 2024 e 2026.
A ideia é realizar a coleta de dados junto à população desses locais para entender o que as pessoas pensam sobre o som do X-59, e se ele é realmente menos danoso do que o de um avião supersônico comum. A previsão é que a missão seja concluída em 2027.
Leia a matéria no Canaltech.
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