
A Bajaj Auto estuda lançar versões de 350 cm³ das linhas Pulsar e Dominar no mercado indiano, em uma movimentação para se adequar às novas regras GST 2.0, regime tributário que vem reformulando o cenário das motocicletas no país. Segundo o site indiano GaadiWaadi, os futuros modelos — que podem se chamar Pulsar 350 e Dominar 350 — teriam como base as atuais NS 400Z e Dominar 400, mas com cilindrada reduzida para se enquadrar em uma faixa de imposto mais vantajosa.
Com a entrada em vigor do novo GST 2.0, a cilindrada passou a ser o principal fator de definição tributária na Índia. Motocicletas com motores de até 350 cm³ agora pagam 18% de imposto, enquanto modelos acima desse limite saltam para uma pesada alíquota de 40%. A mudança melhorou significativamente a competitividade e a percepção de valor dos modelos abaixo de 350 cm³, mas tornou bem mais caro manter motos de maior cilindrada no portfólio.
31
Inicialmente, algumas marcas chegaram a absorver parte do aumento de imposto para não repassar integralmente o custo ao consumidor. No entanto, segundo a publicação, essa estratégia tem prazo limitado, e os fabricantes já começam a rever suas gamas de produtos para manter preços competitivos. É nesse contexto que a Bajaj passa a considerar um novo motor de 350 cm³, em vez de insistir nos atuais 400 cm³ penalizados pela nova carga tributária.
A solução encontrada pela Bajaj, de acordo com as informações, seria retrabalhar o atual motor de 373 cm³, reduzindo o diâmetro dos cilindros e mantendo o curso, o que permitiria ficar logo abaixo do limite de 350 cm³ com baixo custo de desenvolvimento. A expectativa é que a potência máxima seja menor, mas com entrega de torque mais suave e acessível, privilegiando o uso no mundo real — algo alinhado ao perfil tradicional da linha Pulsar.
45
Fonte: Bajaj
No caso da Pulsar 350, as mudanças mecânicas devem ser pontuais, com o restante do conjunto praticamente inalterado em relação à NS 400Z. Já a Dominar 350 pode representar uma oportunidade maior de renovação. Próxima de completar uma década de mercado, a Dominar poderia finalmente receber atualizações mais profundas, incluindo eletrônica aprimorada, redução de peso e até um leve redesenho.
Ainda sem cronograma oficial, os novos modelos podem chegar ao mercado indiano mais cedo do que se imagina, especialmente considerando os planos da Bajaj de lançar oito novas Pulsar até maio de 2026. No entanto, ainda é cedo para dizer se a mudança para o mercado indiano afetará as motos montadas no Brasil em Manaus (AM) da Bajaj.