Lançado em 2014 e removido do Steam sem nenhum aviso prévio em 2021, o jogo de terror em primeira pessoa Betrayer voltou às lojas digitais. Disponível desde esta segunda-feira (10) no GOG, o título ressurgiu na loja sem DRMS de forma totalmente gratuita para todos os consumidores.
Desenvolvido pela Blackpowder Games, o título é descrito como uma experiência de ação e aventura com uma boa dose de sustos. Ele tem como cenário o ano de 1604, quando um viajante britânico solitário chega às costas da Virgínia norte-americana em busca de novas oportunidades no “Novo Mundo”.
Chegando lá, ele descobre um assentamento vazio e um mundo que foi drenado de qualquer tipo de cor e vida. A partir desse ponto, os jogadores de Betrayer vão ter que encarar o desafio de Conquistadores corrompidos e diversas figuras sombrias enquanto tentam descobrir o que aconteceu com o local.
Betrayer deve ficar gratuito para sempre
Entre os elementos que diferenciaram Betrayer em seu lançamento está o fato de que ele traz uma paleta de cores bastante diferenciada. Ao mesmo tempo em que os jogadores conseguem ver elementos do cenário em destaque na cor vermelha, todo o resto do mundo do jogo surge em preto e branco.
O game também se diferencia por dar uma grande ênfase a um gameplay furtivo e por permitir que os jogadores ajustem seus visuais para torná-lo ainda mais sombrio. No entanto, essas ideias não impediram o jogo de ser considerado medíocre em sua estreia, obtendo a nota média de 62 pontos no Metacritic.
As principais críticas a Betrayer vieram do fato de que o game, embora tenha ideias legais, nem sempre sabe implementá-las de maneira funcional. A gratuidade da nova versão parece não se tratar de uma mera ação promocional da Blackpowder Games, que pode ter decidido dar seu projeto ao público — cujo lançamento parece ter decretado o fim do estúdio.
Fonte: PC Gamer