
A era do Chiron pode estar chegando ao termo, mas a Bugatti ainda tem detalhes interessantes para compartilhar sobre o Mistral, o último da linhagem W-16. A máquina de 8.0 litros e quatro turbos foi revelada há três anos porquê um roadster de €5 milhões restringido a 99 unidades, todas vendidas antes da estreia solene. As entregas aos clientes começaram exclusivamente em fevereiro pretérito, e agora estamos aprendendo mais sobre o que acontece desde o momento em que o coche é construído até ser entregue ao seu proprietário legítimo.
Cada Mistral passa por testes rigorosos por pelo menos 248,5 milhas (400 quilômetros) para prometer que tudo esteja conforme as especificações. Se qualquer problema for revelado, o coche retorna à oficina para solucionar “qualquer irregularidade, por menor que seja.” Em seguida, volta à estrada por mais 31 milhas (50 quilômetros), ou mais, se necessário. Mas isso não é a secção mais interessante.
Foto de: Bugatti
Mesmo antes de o proprietário entrar em seu hipercarro, a Bugatti leva o Mistral a 186 mph (300 km/h). Isso faz secção de um procedimento de teste para verificar os sistemas ESP e ABS durante frenagens de emergência. Uma vez que você pode imaginar, isso não é feito em vias públicas. A empresa utiliza uma seção de uma pista no Aeroporto de Colmar, no nordeste da França.
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Mas o Mistral é capaz de muito mais em sua capacidade máxima. No ano pretérito, ele alcançou 282 mph (453.9 km/h) na pista de testes de Papenburg, na Alemanha, tornando-se o coche “acessível” mais rápido do mundo. Isso é, na verdade, mais rápido do que a Bugatti inicialmente afirmou, já que o roadster Chiron deveria atingir 261 mph (420 km/h). Seu predecessor, o Veyron 16.4 Grand Sport Vitesse, conseguia “exclusivamente” chegar a 254 mph (408.8 km/h). Curiosidade: a velocidade máxima do Mistral só é alcançável com o teto removido.
O teste de direção da Bugatti envolve muito mais do que simplesmente açodar e frear bruscamente. Desde a transmissão automática de dupla embreagem de sete marchas até o mecanismo do teto removível, tudo é minuciosamente medido. Somente três pessoas são qualificadas para testar o Mistral antes de ele ser entregue ao seu proprietário.
Manadeira: Bugatti
Enquanto uma era chega ao termo, outra está prestes a inaugurar. A Bugatti começará as entregas do Tourbillon em 2026, estritamente porquê um cupê, embora um roadster subsequente pareça uma aposta educada. O sucessor do Chiron pode ser ainda mais rápido, já que o CEO da empresa, Mate Rimac, sugeriu que, com os pneus certos, o novo hipercarro V-16 poderia quebrar a barreira dos 500 km/h.