Nove mandados de busca e apreensão foram cumpridos em oito bairros da cidade durante a operação “Vulcano” nesta terça-feira (23). Um homem foi preso. Parte dos fios apreendidos durante a operação “Vulcano”, em Uberlândia — Foto: Gaeco/Divulgação
Cerca de 495 kg de cabo de alumínio e 27 kg de fios de cobre misto foram apreendidos em Uberlândia na operação “Vulcano”, realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), com a colaboração das polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Estado da Fazenda.
Nove mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos bairros Lagoinha, São Jorge, Santa Mônica, Shopping Park, Custódio Pereira, Segismundo Pereira, Marta Helena e Martins. Durante a ação, um homem foi detido com uma arma e munições.
A quantidade apreendida foi divulgada em um balanço parcial da operação realizada nesta terça-feira (23). O principal objetivo da operação é investigar e reprimir a prática de crimes de furto e receptação de fios, além da lavagem de capitais decorrente desses delitos cometidos em Uberlândia.
Os 9 mandados de busca e apreensão foram dirigidos a estabelecimentos comerciais cujos proprietários, responsáveis e alguns colaboradores são suspeitos de envolvimento em crimes de furto qualificado e receptação de fios de cobre e outros metais, bem como na lavagem de dinheiro proveniente desses furtos.
Durante o cumprimento dos mandados, um homem foi detido em um estabelecimento no Bairro Marta Helena com uma arma de fogo e 11 munições de calibre 22.
Segundo o Gaeco, os delitos relacionados ao furto, compra e venda de fios de cobre e alumínio têm ocorrido de maneira estruturada e organizada na cidade.
O grupo ressalta ainda que os danos causados a pessoas físicas e jurídicas vítimas dessas infrações são significativos, indo além de prejuízos materiais, afetando também o bem-estar pessoal e a estabilidade operacional de entidades públicas e privadas.