
Amamentação: Experiência Única, Valiosa e Transformadora
Já é sabido o quanto importante é a amamentação e quantos benefícios ela proporciona. E sim! Na maioria das vezes ela é uma escolha, e se transformará em meta que precisará ser cumprida nos dias seguintes ao nascimento do bebê.
Ainda na maternidade o recém-nascido precisará iniciar o processo de amamentação; é tudo muito novo, não só para a mãe de primeira viagem, porém, ainda mais para o bebê que acabou de chegar. O ideal é que após o parto, seja ele normal ou cesárea, se ambos estiverem bem, a amamentação seja ofertada ainda na primeira hora de nascido. Contudo, ainda não é uma prática adotada por algumas instituições e profissionais.
Amamentar no momento conhecido como “hora dourada” potencializa o sucesso do aleitamento para a mãe e o bebê, porém a maioria das mães não tem conhecimento dessa informação. Esse contato precoce, logo após o parto, permite que a mãe olhe, toque, segure e, de fato, conheça seu filho, aquele ser novo que acabou de chegar. Como já mencionei anteriormente, para muitas mães, essa situação pode gerar um certo desconforto, por quebrar expectativas criadas durante a gravidez. No meu caso, por exemplo, por almejar tanto essa experiência, fiquei frustrada por não conseguir usufruir desse momento tão especial. Entretanto, é importante saber que ele fortalece o vínculo afetivo entre mãe e bebê, além de auxiliar na adaptação do bebê à vida fora do útero, regulando o açúcar no sangue, a temperatura, a respiração e estimulando a produção de dois hormônios essenciais: a ocitocina, que ajuda a evitar hemorragias após o parto, e a prolactina, que aumenta a produção de leite. Portanto, incontáveis são os benefícios.
Mas se acalme, pois, se você, assim como eu, não protagonizou esse evento, não se entristeça. De fato, é um momento ímpar e de grande relevância, mas isso não impedirá que você alcance sua meta de amamentar. Pois, numerosos são os demais percalços e cuidados que precisará estabelecer para seguir com o aleitamento materno.
E para as futuras mamães, que também como eu, entendem que a amamentação é imprescindível, seja pelo tempo que for, e que quanto mais, melhor, não desanimem! Cada dia que passa, mesmo que desafiador, transforma-se em uma lição valiosa para o dia seguinte. E, a cada pequeno avanço, você estará mais perto de conquistar seu objetivo e viver uma experiência única, valiosa e transformadora.
Bruna Gomes