
A única casa projetada por Oscar Niemeyer na cidade de São Paulo está à venda por R$ 25 milhões. Localizada no bairro Alto de Pinheiros, a residência foi construída em 1974 pelo engenheiro Milton Mitidieri, amigo do arquiteto. O projeto foi um presente de Niemeyer nos anos 1960, mas a construção só foi executada anos depois. Desde então, o imóvel pertence à mesma família.
Com 670 m² de área construída em um terreno de 1.800 m², a casa reúne elementos centrais da arquitetura de Niemeyer, como as curvas marcantes, a fluidez entre os espaços e a integração com a natureza. A residência conta com uma sala de jantar circular ao nível rebaixado e uma rampa de madeira que conecta os andares, reforçando a proposta de continuidade espacial.
Painéis de vidro emolduram o jardim e criam a sensação de estar ao ar livre mesmo dentro da casa. Essa intersecção entre arquitetura e paisagem é um dos traços mais característicos da obra de Niemeyer, que buscava romper as barreiras físicas e visuais entre o interior e o exterior. Embora seja mais conhecido por suas obras públicas e monumentais, como os edifícios de Brasília, Niemeyer também projetou residências ao longo de sua carreira.
Em Belo Horizonte, há quem pense que a primeira obra do arquiteto foi o conjunto da Pampulha, mas a sua primeira criação foi a residência João Lima Pádua, em 1943, localizada na rua Bernardo Guimarães, 2751, esquina com rua Araguari, 1000.
Já o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, projetado na década de 40 em BH, foi a obra que consolidou sua carreira. Encomendado por JK, então prefeito da cidade, o conjunto inclui:
Este projeto é considerado um marco do modernismo brasileiro, combinando arte, paisagismo e urbanismo de forma única.
Mas, mesmo após 13 anos de sua morte, a capital mineira é a única que ainda carrega um projeto em andamento do famoso arquiteto. A Catedral Cristo Rei foi projetada em 2006, quando Niemeyer já tinha 98 anos, a pedido do arcebispo dom Walmor Oliveira. O contrato foi assinado em setembro de 2010, mas só em 2013 a obra começou a ser construída e hoje, 12 anos depois, a obra ainda está em andamento. A previsão é para que a obra seja concluída neste ano.