
Islam Makhachev defendeu cinturão no UFC 311. Foto: Reprodução/Instagram/UFC
Por mais que boa parte dos fãs ao redor do mundo tenham o interesse de assistir uma luta entre Islam Makhachev e Ilia Topuria, esta não parece ser a opinião de Chael Sonnen. O gângster americano não apenas apoiou a decisão da equipe do russo em descartar o combate neste momento, como também caracterizou a ideia como um desrespeito ao atual campeão dos leves (até 70,3 kg.) do UFC.
Na última edição do programa ‘Good Guy/Bad Guy‘ na última segunda-feira (17), apresentando em ao lado de Daniel Cormier no YouTube, Sonnen se mostrou compreensivo à justificativa do Clã do Daguestão sobre dar mais uma chance a um campeão da categoria de baixo.
“Não acredito que seja mais do que um boato. Também acho um pouco insultuoso ter que perguntar ao Islam: ‘Você lutaria com um peso pena?’, considerando que isso seria o terceiro lutador de 145 libras que o Islam seria forçado a enfrentar. E a única coisa que o Islam já nos disse é que ele próprio gostaria de mudar de peso. Então, se ele próprio não tem permissão para fazer a única coisa que estão pedindo que ele faça três vezes, duvido disso. Não acho que isso aconteça”, afirmou o norte-americano.
Chael Sonnen Defends Islam Makhachev, Calls Reports of Him Turning Down Ilia Topuria Fight “Fake News” ❌
“My first sense is that it’s fake news, and it’s a real insult to Islam. I don’t think Islam is scared to fight anybody. I believe it to be nothing more than a rumor.”
… pic.twitter.com/C7XmjCYHJG— Red Corner MMA (@RedCorner_MMA) March 17, 2025
Já Cormier, ex-campeão peso meio-pesado (até 93 kg.) e pesado (até 120,2 kg.) e parceiro de treinos de Makhachev, concordou com a argumentação de Sonnen, além de relembrar o cenário do mundo do MMA quando o russo mediu forças com Alexander Volkanovski.
“Lutando contra Alexander Volkanovski, que na época era o número um peso por peso — você se lembra quando aconteceu a primeira luta deles? Quem vencer será considerado o lutador número um lpeso por peso do mundo, porque Islam é (nº) dois, Alex era um. Islam o vence, mas foi por pouco, e então tivemos esse (momento) estranho. Por um tempo, eram como se os dois fossem os primeiros e Islam estava tipo, ‘Espere, me dê o que você disse que eu ia conseguir’, e então o mundo disse, ‘Por que você quer isso? Você venceu um lutador de 145 libras’”, afirmou.


Islam Makhachev superou Alexander Volkanovski no UFC 294. Foto: Reprodução/Twitter/@UFC
Sonnen descartou a hipótese de medo por parte de Makhachev
Ainda no início de seu ponto de vista, Sonnen deixou claro não acreditar que Makhachev e sua equipe tenhammedo de dividir o octógono com Topuria. O ex-lutador chegou a citar sua última atuação contra Renato Moicano para fortalecer seu argumento.
“Minha primeira impressão é que isso é notícia falsa, e é um verdadeiro insulto ao Islam. Não acredito que o Islam tenha medo de lutar contra alguém. Acho que a evidência disso seria o fato de que ele trocou de oponentes e enfrentou ‘Money’ Moicano sem camp de treinamento, sem preparação, apenas porque é a coisa certa a fazer, e garantiu que a regra de ouro fosse seguida, que é o show deve seguir em frente”, concluiu.