
Charles do Bronx é ex-campeão do UFC. Foto: Reprodução X
Na madrugada do dia 28 de junho, Charles do Bronx terá a chance de escrever, mais uma vez, seu nome em letras definitivas no livro de recordes do UFC. O brasileiro enfrenta Ilia Topuria pelo cinturão vago dos pesos leves (até 70,3 kg) no UFC 317, durante a Semana Internacional da Luta, em Las Vegas (EUA). Se vencer, o ex-campeão vai se tornar o primeiro atleta da história da organização a recuperar o título da categoria após perdê-lo.
A oportunidade surge após a ascensão de Islam Makhachev ao peso meio-médio (77kg.), deixando o título dos leves vago. Charles, que perdeu o cinturão para o russo em outubro de 2022 no UFC 280, acumula duas vitórias e uma derrota desde então, incluindo triunfos sobre Beneil Dariush e Michael Chandler. Este último em novembro de 2024, no UFC 309, que o recolocou na rota do título.
Desde a criação do cinturão dos leves em 2001, nenhum lutador conseguiu recuperá-lo após ser destituído. Mesmo lendas como Khabib Nurmagomedov e BJ Penn mantiveram o título até a aposentadoria ou não conseguiram recuperá-lo. Charles do Bronx, que já detém o recorde de mais finalizações na história do UFC, busca mais um feito importante na organização.
Até hoje, apenas TJ Dillashaw, Amanda Nunes, Deiveson Figueiredo, Brandon Moreno, Carla Esparza, Stipe Miocic, Rose Namajunas, Dominick Cruz e Jon Jones conseguiram tal feito. Nenhum deles na divisão peso leve.
O UFC 317 ocorre na T-Mobile Arena, com a luta co-principal entre Alexandre Pantoja e Kai Kara-France pelo cinturão dos moscas (até 56,7kg.). A também conta presença de outros brasileiros como Paulo Borrachinha e Renato Moicano.