Com a hashtag #RireDeDieu (rir de Deus), o hebdomadário francês de humor satírico Charlie Hebdo abriu um concurso internacional de caricatura destinado, segundo informa o site da publicação, “àqueles que estão cansados de viver em uma sociedade governada por Deus e pela religião, àqueles que estão cansados de ser bombardeados com o chamado bem e mal, àqueles que estão fartos de que todos os líderes religiosos ditem nossas vidas”.
- Kevin!: casa de ‘Esqueceram de mim’ precisa de proteção policial todo fim de ano
- Quem sai na Fazenda 16? Enquete aponta eliminação de hoje com alta rejeição; veja prévia de votação
A redação do Charlie Hebdo foi alvo de um ataque de extremistas islâmicos – os irmãos Saïd e Chérif Kouachi – em 7 de janeiro de 2015 após a publicação de caricaturas de Maomé, consideradas um insulto por muçulmanos. Doze pessoas foram mortas e cinco ficaram gravemente feridas no ataque. No mesmo dia, a hashtag #JeSuisCharlie ganhou as redes sociais.
Em seu site, o Charlie Hebdo pede que os interessados no concurso desenhem “sua raiva contra o domínio que todas as religiões exercem sobre suas liberdades. O concurso é realizado para comemorar o décimo aniversário do ataque terrorista à nossa redação em 7 de janeiro de 2015.”
O concurso é aberto a caricaturistas e cartunistas profissionais de qualquer idade e residentes de qualquer país. As inscrições estão abertas até 15 de dezembro de 2024, e os desenhos devem ser enviados para mockinggod@charliehebdo.fr
Os melhores trabalhos serão publicados pelo Charlie Hebdo nas edições comemorativas do décimo aniversário do atentado contra a redação do hebdomadário, em janeiro de 2025.