China limita importação de filmes de Hollywood e abre nova frente na guerra comercial com EUA

  • Menos pedidos: Mesmo com recuo parcial em tarifas de Trump, empresas já reduzem suas encomendas

As autoridades chinesas prometeram “reduzir moderadamente” o número de filmes dos EUA liberados no país.

“A ação errada do governo dos EUA ao abusar de tarifas contra a China inevitavelmente reduzirá ainda mais a simpatia do público (chinês) em relação aos filmes americanos”, disse em comunicado a Administração de Cinema da China, órgão que analisa as produções cinematográficas e diz se, quando e como um filme pode ser visto no país.

Em reação à medida, os papéis de ações de empresas de entretenimento americanas, incluindo Walt Disney, Paramount e Warner Bros Discovery, caíam no pré-mercado da Bolsa Nova York.

A decisão do governo de Xi Jinping sinaliza que Pequim pode, agoraa mirar serviços americanos na guerra comercial. Isso abre um novo leque de opções de retaliação: os EUA têm um superávit comercial de serviços com a China, principalmente em viagens, royalties de propriedade intelectual e transporte.

Um perfil em redes sociais associado à mídia chinesa estatal, que tem sido usado para indicar a posição de Pequim sobre questões comerciais, chegou a citar nesta semana um especialista dizendo que a China não descarta mirar no setor de serviços.

As tensões entre China e EUA se intensificaram nesta semana, com uma escalada tarifária. O governo americano impôs taxa de 125% sobre os produtos chineses, no seu último round de retaliação. Autoridades chinesas, por sua vez, impuseram tarifa de 84% sobre bens importados da maior potência do mundo.

Além de da guerra tarifária, o jogo de forças atingiu também outras esferas da vida social. Funcionários chineses advertiram seus cidadãos, na quarta-feira, para não viajarem aos EUA e alertaram os estudantes sobre riscos de segurança para quem estuda em território americano — uma mudança na estratégia de Xi Jinping de melhorar os intercâmbios entre os povos.

A China foi por muito tempo um mercado crucial para os estúdios dos EUA. Após o primeiro filme americano ser aprovado para lançamento no país, em 1994, a indústria cinematográfica americana passou a depender desse mercado para crescimento, à medida que a bilheteira no Ocidente atingia seu pico e o streaming roubava a audiência.

Mas, nos últimos anos, os reguladores chineses já vinham restringido o acesso aos filmes, sugerindo que os títulos americanos não estão alinhados com os valores do Partido Comunista.

Autor

  • Redação Uberlândia no Foco

    O Uberlândia no Foco é um portal de notícias localizado na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, que tem como objetivo informar a população sobre os acontecimentos importantes da região do Triângulo Mineiro e do país. Fundado por Rafael Patrici Nazar e Sabrina Justino Fernandes, o portal busca ser referência para aqueles que buscam informações precisas e atualizadas sobre a cidade e a região. Nosso objetivo é cobrir uma ampla gama de assuntos, incluindo política, economia, saúde, educação, cultura, entre outros. Além disso, visamos abordar também, questões relevantes a nível nacional, garantindo assim que seus leitores estejam sempre informados sobre os acontecimentos mais importantes do país. Nossa equipe é altamente capacitada e dedicada a fornecer informações precisas e confiáveis aos seus leitores. Eles trabalham incansavelmente para garantir que as notícias sejam atualizadas e verificadas antes de serem publicadas no portal. Buscamos oferecer aos leitores uma plataforma interativa, na qual possam compartilhar suas opiniões e participar de debates sobre os assuntos mais importantes da cidade e da região. Isso torna o portal uma plataforma democrática, onde todas as vozes podem ser ouvidas e valorizadas. Não deixe de nos seguir para ficar por dentro das últimas atualizações e notícias relevantes. Juntos, temos uma grande caminhada pela frente.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Leave a reply

Loading Next Post...
Seguir
Sign In/Sign Up Sidebar Search
COLUNISTAS
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...