China vai aprofundar reformas no campo para garantir abastecimento em meio à guerra comercial com os EUA

Tendo como pano de fundo o início de uma guerra comercial com os Estados Unidos, o governo da China anunciou suas prioridades para avançar ainda mais com reformas rurais garantindo o abastecimento de produtos agrícolas e evitando que haja desabastecimento e aumento da pobreza. O “documento central número 1” para 2025 foi divulgado neste domingo e, segundo o texto, reforça a inovação científica e uso de tecnologia como ferramentas fundamentais para atingir esse objetivo.

China: país pede aos EUA que parem de usar questões econômicas e comerciais como armas

A China é a maior produtora de arroz do mundo, e também grande produora de soja, milho e trigo. Mas sua produão não é suficiente para atender o mercado interno e o país compra soja e milho dos Estados Unidos, bem como carne bovina e de suínos.

As importações desses produtos americamos têm caído nos últimos anos, já que país asiático vem diversificando seus fornecedores. O Brasil desponta como o principal concorrente dos EUA na venda desses produtos aos chineses. No ano passado, por exemplo, as exportações de soja dos EUA para a China caíram quase 6%, enquanto as compras do produto brasileiro.

Em 2023 e 2024, os chineses importaram 69 milhões de toneladas de soja brasileira, uma alta de 29% em relação ao início desta década. Com as tensões aumentando entre Pequim e Washington, o Brasil pode se beneficiar ainda mais.

O documento divulgado neste domingo pelo governo chinês fala em aprofundar ainda mais as reformas para a revitalização rural. Sendo a primeira declaração política divulgada anualmente pelas autoridades centrais da China, o documento é visto como um indicador de prioridades políticas e de como o país asiático pretende se posicionar diante das ameaças do presidente americano Donald Trump.

O texto apela para que os chineses que produzem alimentos no trabalho agrícola redobrem os esforços para consolidar ainda mais as bases da agricultura chinesa.

“Com a reforma e a abertura, bem como a inovação científica e tecnológica como força motriz, o país salvaguardará a segurança dos grãos e garantirá que não ocorra nenhuma queda ou recaída em grande escala na pobreza”, afirma o documento.

O texto diz ainda que o país fará todos os esforços para melhorar a eficiência agrícola, revigorar as áreas rurais e aumentar a renda dos agricultores, estabelecendo assim uma base sólida para o avanço da modernização chinesa.

Reformas começaram nos anos 70

As reformas rurais na China começaram no final dos anos 1970, mas ganharam impulso nos anos 90. A posse dos direitos contratuais de terras agrícolas, que era de 15 anos, passou a ser de 30 anos a partir de 1998.

A partir de 2014, ficou permitido que as famílias que posseum os direitos sobre a terra poderiam terceirizar a gestão. Entidades governamentais ligadas ao Ministério da Agricultura ajudam essas famílias a terem produção padronizada, eficiente e em escala.

Em 2015, foi criado um programa para desenvolver terras aráveis de alto padrão de forma a aumentar a produtividade em grãos de 10% a 20%. O objetivo é desenvolver 5,3 milhões de hectares adicionais de terras agrícolas, elevando o total para 53,3 milhões de hectares.

O governo também vem aumentando o financiamento ao campo. Dois bilhões de yuans (US$ 287 milhões) foram liberados recentemente do orçamento para um programa de treinamento de agricultores com ténicas modernas de plantio. Até um milhão de agricultores devem ser treinados.

Autor

  • Redação Uberlândia no Foco

    O Uberlândia no Foco é um portal de notícias localizado na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, que tem como objetivo informar a população sobre os acontecimentos importantes da região do Triângulo Mineiro e do país. Fundado por Rafael Patrici Nazar e Sabrina Justino Fernandes, o portal busca ser referência para aqueles que buscam informações precisas e atualizadas sobre a cidade e a região. Nosso objetivo é cobrir uma ampla gama de assuntos, incluindo política, economia, saúde, educação, cultura, entre outros. Além disso, visamos abordar também, questões relevantes a nível nacional, garantindo assim que seus leitores estejam sempre informados sobre os acontecimentos mais importantes do país. Nossa equipe é altamente capacitada e dedicada a fornecer informações precisas e confiáveis aos seus leitores. Eles trabalham incansavelmente para garantir que as notícias sejam atualizadas e verificadas antes de serem publicadas no portal. Buscamos oferecer aos leitores uma plataforma interativa, na qual possam compartilhar suas opiniões e participar de debates sobre os assuntos mais importantes da cidade e da região. Isso torna o portal uma plataforma democrática, onde todas as vozes podem ser ouvidas e valorizadas. Não deixe de nos seguir para ficar por dentro das últimas atualizações e notícias relevantes. Juntos, temos uma grande caminhada pela frente.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Leave a reply

Loading Next Post...
Seguir
Sign In/Sign Up Sidebar Search
COLUNISTAS
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...