
Um dos cofundadores da Adobe, John Warnock faleceu no último sábado (19) aos 82 anos. Cientista da computação, empreendedor e inventor, Warnock foi um dos pioneiros no desenvolvimento de tecnologias de gráficos, publicação e design web.
Warnock nasceu em outubro de 1940, em Salt Lake City, Estados Unidos. Sua carreira academia começou com a graduação em Bacharelado em Matemática e Filosofia, seguida do doutorado em Engenharia Elétrica, ambas na Universidade de Utah.
Continua após a publicidade
A criação da Adobe começou enquanto Warnock trabalhava na Xerox, empresa estadunidense focada em documentação. O cientista tentou convencer a empresa de comercializar a linguagem gráfica InterPress, mas não obteve sucesso. Então, ele saiu da copmanhia4 junto com Geschke e Putman, colegas de trabalho, para fundar a Adobe em 1982.
Um dos primeiros produtos com nome da Adobe foi o Illustrator, um programa para produção de ilustrações de computador lançado em 1987 — mesmo ano em que nasceu o Photoshop. Inicialmente, a ideia era fazer um app capaz de automatizar várias das tarefas manuais da sua esposa, a designer gráfica Marva Warnock.
Depois disso, em 1991, veio o sistema “Camelot”, que eventualmente se tornou o Portable Document Format (PDF), formato de arquivos extremamente popular atualmente. A plataforma nasceu para ser uma “forma eficiente de criar documentos legíveis de qualquer aplicação” e levá-los para qualquer lugar.
Continua após a publicidade
“É com profunda tristeza que compartilho que nosso amado cofundador, Dr. John Warnock, faleceu aos 82 anos”, anunciou o presidente e CEO da Adobe Shantanu Narayen, “John tem sido amplamente reconhecido como um dos maiores inventores da nossa geração, com impacto significativo na forma como nos comunicamos em palavras, imagens e vídeos”, complementou.
“Minhas interações com John nos últimos 25 anos foram o ponto alto da minha carreira profissional. Nos cafés da manhã com John e Chuck, imaginávamos o futuro, no entanto, foram nossa conversas variadas sobre livros raros, arte, história mundial e política que nos deram uma visão única de John, que era verdadeiramente um homem renascentista”, pontuou o executivo.
John Warnock faleceu aos 82 anos e deixa esposa e três filhos. Não foi divulgada a causa da morte.