Com Bolsonaro inelegível, PL discute priorizar Senado Federal para 2026

Com a decisão da Justiça Eleitoral de tornar Jair Bolsonaro (PL) inelegível até 2030, o PL começou a discutir uma estratégia de médio prazo que permita à legenda manter seu cacife político mesmo sem o controle da Presidência da República.

A cúpula nacional do partido reconhece, em conversas reservadas, dificuldades em encontrar um nome que tenha a mesma força eleitoral que o ex-presidente, ainda mais diante da possibilidade de enfrentar o PT em um cenário ainda mais adverso, já que o partido de esquerda tem o controle do Palácio do Planalto.

Para a disputa presidencial de 2026, são citados os nomes do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. O primeiro, no entanto, não tem o mesmo prestígio do pai. A segunda, apesar de ter uma rejeição menor que a do marido, prefere disputar um cargo ao Poder Legislativo.

Diante do cenário desfavorável, os dirigentes do partido têm avaliado que seria melhor para o futuro da legenda priorizar campanha ao Senado Federal, na tentativa de fazer as maiores bancadas nas duas Casas Legislativas e conseguir viabilizar uma pauta conservadora.

A ideia discutida é lançar os principais cabos eleitorais da sigla para a Casa Legislativa. Hoje, o PL tem a segunda maior bancada do Senado Federal, com onze parlamentares.

A meta é tentar dobrar o número de senadores do partido, em um esforço de longo prazo, inclusive, de eleger o presidente do Congresso Nacional.

Para isso, a legenda avalia lançar ao cargo de senador a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, o ex-ministro Walter Braga Netto, os deputados federais Eduardo Bolsonaro (SP), Bia Kicis (DF) e Nikolas Ferreira (MG), entre outros.

A ideia é que, com esse objetivo, Braga Netto e Michelle Bolsonaro intensifiquem agendas públicas e entrevistas à imprensa, no esforço de se manterem em evidência mesmo sem cargos públicos.

Para a disputa presidencial, o PL pretende discutir com PP e Republicanos um nome de consenso. As pesquisas feitas pelos partidos aponta o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas, como favorito para substituir Bolsonaro. Ele, no entanto, disse recentemente ao ex-presidente que prefere disputar a reeleição.

Source link

Autor

  • Redação Uberlândia no Foco

    O Uberlândia no Foco é um portal de notícias localizado na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, que tem como objetivo informar a população sobre os acontecimentos importantes da região do Triângulo Mineiro e do país. Fundado por Rafael Patrici Nazar e Sabrina Justino Fernandes, o portal busca ser referência para aqueles que buscam informações precisas e atualizadas sobre a cidade e a região. Nosso objetivo é cobrir uma ampla gama de assuntos, incluindo política, economia, saúde, educação, cultura, entre outros. Além disso, visamos abordar também, questões relevantes a nível nacional, garantindo assim que seus leitores estejam sempre informados sobre os acontecimentos mais importantes do país. Nossa equipe é altamente capacitada e dedicada a fornecer informações precisas e confiáveis aos seus leitores. Eles trabalham incansavelmente para garantir que as notícias sejam atualizadas e verificadas antes de serem publicadas no portal. Buscamos oferecer aos leitores uma plataforma interativa, na qual possam compartilhar suas opiniões e participar de debates sobre os assuntos mais importantes da cidade e da região. Isso torna o portal uma plataforma democrática, onde todas as vozes podem ser ouvidas e valorizadas. Não deixe de nos seguir para ficar por dentro das últimas atualizações e notícias relevantes. Juntos, temos uma grande caminhada pela frente.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Leave a reply

Loading Next Post...
Seguir
Sign In/Sign Up Sidebar Search
COLUNISTAS
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...