Você pode ser verificado no Instagram se estiver dentro dos requisitos para pedir o selo azul ou assinar o Meta Verified — o método do selo de verificação que inclui outros benefícios. Ambos processos são feitos pelo próprio aplicativo da rede social, no Android ou iOS.
Depois do pagamento, você precisará enviar a foto de um documento de oficial para confirmar a identidade. Após este processo, deve aguardar até 48 horas para receber a confirmação do Instagram.
O que é preciso para assinar o Meta Verified?
Existem alguns requisitos para assinar o Meta Verified e ter o selo azul do Instagram:
Qual o preço do Meta Verified?
A assinatura do Meta Verified custa R$ 55 reais por mês no Brasil. Por enquanto não existe uma modalidade anual. O pagamento só pode ser feito por meio das lojas de aplicativos — caso seja necessário, você pode adicionar um cartão de crédito na Play Store ou mudar o cartão da App Store.
Se no futuro quiser cancelar a assinatura do Meta Verified, o processo também precisa ser feito pelas lojas de aplicativos:
Como solicitar a verificação da conta no Instagram
A segunda forma de ter um selo azul de verificação no Instagram é por meio do formulário de solicitação. Apesar de estar disponível para qualquer pessoa, a rede social reforça que a conta precisa representar uma pessoa ou empresa notável, marcas ou entidades famosas e muito pesquisadas.
- Acesse as configurações do Instagram
Na guia do seu perfil, acesse o menu (canto superior direito) e selecione “Configurações e privacidade”. - Acesse as ferramentas da conta
Role a tela e selecione a opção “Tipo e ferramentas da conta”.
- Inicie o processo de verificação
Agora toque em “Solicitar verificação” e preencha o formulário com nome completo, documento de identidade oficial emitido pelo governo (pode ser CNH, RG ou passaporte) e forneça detalhes sobre a notoriedade da conta.
Depois de preencher a solicitação de verificação, será necessário entrar na lista de espera e aguardar a análise do Instagram para fornecer ou não o selo. Este pode ser um processo mais demorado que o do Meta Verified, considerando que não envolve pagar por uma assinatura.
Atenção!
O Instagram alerta para que verifique seu nome e usuário antes de pedir a verificação. Essas informações não podem ser alteradas após receber o selo azul.
O que é preciso para solicitar verificação?
Para verificar a conta do Instagram pelo processo do formulário, o perfil precisa atender alguns requisitos mais restritos:
- Autenticidade e presença única: representar uma pessoa ou empresa. Não deve ser uma conta de interesse geral, como um perfil de memes;
- Perfil completo: o perfil deve ser público, com biografia e foto de perfil;
- Notoriedade: deve ser alguém ou uma marca famosa e muito pesquisada. O Instagram leva em consideração perfis mencionados em fontes de notícias.
Note que, ao contrário do Meta Verified, o perfil não pode ser privado para ser verificado por este processo.
O que é o selo de verificado do Instagram?
Segundo o Instagram, o selo de verificado representa a presença autêntica de uma pessoa real ou marca na plataforma. Isso significa que a rede social confirmou a identidade do perfil.
O selo de verificação é uma ferramenta para ajudar a encontrar as contas reais de pessoas e marcas. Se uma conta tiver o selo de verificação, significa que confirmamos a autenticidade dela.
O Instagram ainda reforça que ter um selo de verificação não significa que é um perfil apoiado pela plataforma:
O selo de verificação não é um símbolo que demonstra importância, autoridade ou conhecimento de um assunto. Não usamos o selo de verificação para apoiar ou reconhecer figuras públicas ou marcas.
Quais os benefícios de ser verificado no Instagram?
Além do destaque do selo azul que indica que o perfil representa quem diz ser, o verificado não traz nenhum recurso exclusivo adicional ao usuário. Por outro lado, a assinatura do Meta Verified traz, além do selo:
- Suporte prioritário: assinantes têm acesso a um canal de suporte técnico mais rápido;
- Proteção de conta: assinantes têm o monitoramento proativo da conta contra falsificação de identidade;
- Figurinhas exclusivas: figurinhas que só assinantes do Meta Verified têm acesso.
O Instagram não informa um número de seguidores mínimo para ter uma conta verificada. A verificação pelo Meta Verified pode ser feita por qualquer pessoa que pague pelo serviço. Já a verificação pelo segundo método só é feita para contas notáveis.
Quais contas não podem ser verificadas no Instagram?
Não podem ser verificadas contas que não representam pessoas reais ou empresas e marcas, como exemplo os perfis de memes ou animais de estimação.
O que você não pode fazer depois de ser verificado no Instagram?
Se sua verificação do Instagram foi feita pelo Meta Verified, você não pode mudar nome de usuário, nome, data de nascimento ou a foto. Caso altere alguma dessas informações, precisará fazer a verificação novamente.
Caso você tenha mais de uma conta com seu nome, o Instagram recomenda que adicione tais contas à Central de Contas, para evitar que ela seja desabilitada por falsificação de identidade.
Ser verificado no Facebook não implica em verificação no Instagram
Se você tem uma página verificada no Facebook não significa que terá no Instagram. Isso pode facilitar o processo e servir de argumento para a verificação, mas não garante o selo. O Instagram esclarece:
Nem todas as Páginas do Facebook com selo de verificação têm esses selos nas respectivas contas do Instagram. Se a sua Página é verificada no Facebook, ainda será necessário solicitar separadamente um selo de verificação no Instagram.
Caso não tenha um selo de verificação no Instagram, é possível vincular o seu perfil do Instagram à sua Página oficial do Facebook para ajudar as pessoas a saberem que você é autêntico.