A União Europeia (UE) aprovou uma nova regulamentação que exigirá que todos os consoles portáteis tenham baterias substituíveis até 2027. A medida, que faz parte de um esforço mais amplo para melhorar a sustentabilidade e a competitividade dos dispositivos eletrônicos, afetará futuras versões de dispositivos populares como o Nintendo Switch e o Steam Deck.
No decorrer desta última semana, o bloco tomou uma medida semelhante no universo mobile. Na ocasião, a União Europeia adotou regras para que as fabricantes de smartphones passem a fabricar aparelhos que ofereçam facilidade para os usuários na troca de bateria.
A nova regulamentação, que foi votada pelo Conselho Europeu em 10 de julho de 2023, visa reduzir os impactos ambientais e sociais ao longo do ciclo de vida da bateria. Os fabricantes serão obrigados a tornar as baterias acessíveis para os consumidores, utilizando ferramentas comercialmente disponíveis ou especializadas, e fornecer instruções e informações de segurança.
Embora os dispositivos de jogos portáteis não sejam especificamente mencionados na regulamentação, um representante da UE confirmou que “as baterias dos consoles portáteis estão cobertas” no arquivo. Além disso, telefones e tablets também serão obrigados a ter baterias substituíveis até 2027, como já mencionado anteriormente.
Principal ideia é reduzir impacto ambiental
Com essa medida, a UE tem como objetivo “reduzir os impactos ambientais e sociais ao longo do ciclo de vida da bateria”. A UE estabeleceu duas metas para os produtores coletarem resíduos de baterias portáteis, com 63% até o final de 2027 e 73% até 2030. Haverá um mínimo obrigatório para o conteúdo reciclado de todas as baterias.
A regulamentação, proposta pela primeira vez em dezembro de 2022, parece se aplicar apenas a futuras versões de consoles portáteis como o Nintendo Switch e o Steam Deck. No entanto, sugere-se que quaisquer novos consoles portáteis, sejam revisões do Switch 2 ou sucessores do Steam Deck ou ROG Ally, terão que possibilitar aos usuários a remoção e substituição da bateria.
A legislação entrará em vigor a partir de 2027 e provavelmente afetará apenas novos dispositivos. Portanto, é provável que a exigência de uma bateria facilmente removível não afete qualquer sucessor do Switch.
No entanto, qualquer console lançado na UE após essa data terá que obedecer a essas regras, então é provável que vejamos uma mudança no design para qualquer console portátil que suceda o sucessor do Switch.
Via: VGC