Se você é fã da franquia Silent Hill, conhece o trabalho de Akira Yamaoka, compositor de quase toda trilha sonora icônica da série de terror. Ele será responsável agora pelas composições de um novo jogo título também de terror, Stray Souls, que chega neste ano para as atuais plataformas.
Como uma extensa carreira de 30 anos compondo para jogos, entre outras mídias como filmes, Yamaoka ficou famoso por suas composições na série de terror da Konami, mais especificamente com Silent Hill 2, o título de maior sucesso da franquia.
A importância da composição em jogos
Em entrevista ao Xbox Wire, o compositor fala sobre o papel da música em um jogo, design de som, inspirações, entre outros assuntos.
“É necessário alcançar uma compreensão aprofundada da direção e conteúdo do jogo, e não só faça música porque esse é seu trabalho. Música não deve ser criado só porque foi mandado. Você precisa de um bom entendimento do jogo. Por isso, acredito que é importante conversar bastante com os desenvolvedores de jogos”, explica Yamaoka.
“Se você é um músico, pode simplesmente criar música, mas como compositor de jogos, seu trabalho é pensar em como tornar o jogo mais divertido e interessante ao criar sons e música. Acredito que o designer de som de jogos seja responsável pela música, efeitos sonoros, vozes e todos os sons provenientes da sua TV ou monitor”, adiciona.

Akira Yamaoka diz que não é possível criar um ambiente de desconforto com “uma progressão de acordes bonita e as imaginações que ela desperta no ouvinte”. “Acredito que você precise apenas de um leve toque de incongruência para fazer o ouvinte pensar ‘algo está errado’ ou ‘algo parece estranho’, complementa.
O compositor enfatiza que não imita ninguém, e que segue com seu estilo próprio de composição por todos esses anos. “No entanto, algumas vezes a sua criação pode não ser aceita, então você precisa ter sua própria filosofia. É preciso se perguntar por que você cria música quando está compondo”.
Stray Souls, desenvolvido por Jukai Studio e distribuídos por Versus Evil, é um jogo nos moldes de Silent Hill, com uma história cheia de suspense, elementos de terror e ação, e gameplay que envolve interação com itens e combates contra os monstros.
Eu testei o jogo quando estave com uma demo disponível no Steam no mês passado, e devo dizer que o título ainda precisa de bastante polimento, especialmente no gameplay um tanto desengonçado.
Fonte: Xbox