Conheça gigante dos meio-médios, brasileiro que sonha com UFC após assustadora sequência de vitórias

Estrela em ascensão no mundo do MMA, Luís Francischinelli vem chamando atenção no cenário mundial. Diretamente de Itu, São Paulo, o meio-médio (até 77,1kg.) de 1,98 metros anseia pela oportunidade de finalmente chegar no UFC. Invicto com cinco lutas, sendo todas por nocaute no primeiro round, o atleta que hoje atua no LFA passou por altos e baixos até chegar na rota que o encaminha para o sucesso.

Em entrevista exclusiva ao SUPER LUTAS, o paulista de 29 anos contou como foi sua trajetória até chegar no MMA profissional; relembrou momento que chamou atenção dos seus empresários ao treinar com peso pesado renomado do UFC e abordou temas que contam sobre sua história e sonhos no esporte.

“Sou da cidade de Itu, interior de São Paulo, mais conhecida como ‘cidade dos exageros’, acho que por isso sou grandão. Me mudei há quatro anos para os Estados Unidos (…) quando veio a pandemia, sentei com a minha namorada, que hoje é esposa e falei que precisava ir embora, que meu sonho é viver da luta e não sobreviver (…) fizemos uma lista com oito nomes, que disparei textão para todo mundo e o primeiro que responder e abrir as portas eu estou indo (…) eu nem conhecia o cara, a maioria foi seguindo no Instagram, doideira.

“(…) cheguei, fui morar no fundo da academia Black House (…) eu tinha o sonho de ir para os EUA mudar de vida, mas quando cheguei foi um perrengue, passeis os piores dias da minha vida, as maiores dificuldades. Mas desde o primeiro dia que cheguei eu sabia que aqui era meu novo lugar, minha nova casa e que eu ia vencer aqui. Hoje estou vencendo”

Luís no ano em que chegou na Black House ao lado de Renan Problema. Foto: Reprodução/Instagram @luis_francischinelli

Começo no MMA profissional

Hoje morando na Califórnia, Luís esteve no lugar certo e na hora certa quando foi convidado a ser parceiro de treinos de Alexander Volkov, lutador que compete três categorias acima no MMA. Talentoso, o paulista chamou atenção de Joinha (Jorge Guimarães) e Ed Soares, que passaram a o empresariar desde então.

“Quando cheguei para treinar na Black House, que foi a primeira academia que treinei, depois eu mudei para CMMA. Fiquei cerca de um ano na Black House, fiz muitos contatos, conheci o Joinha e o Ed. O que mudou minha visibilidade foi quando fiz sparring com (Alexander) Volkov. Não uso ele para subir, a única coisa foi que tive oportunidade de fazer sparring com ele e através disso os caras me viram e me chamaram. Foi onde consegui soltar meu jogo e mostrar que ‘tô aqui, olha para mim’”

“Eu era leve na época, ele (Volkov) me deu dois knockdowns ainda, mas mesmo assim fui muito bem. Eu estava com tipo 75kg (…) e Volkov perdendo peso para bater (limite do) peso pesado (120,2kg.).

Alexander Volkov foi parceiro de treinos de Luís na Black House. Foto: Reprodução/UFC

Estreia no LFA

Antes de migrar para o MMA, Luís ampliou sua experiência nas artes marciais quando lutava kickboxing. Após passar pelo WGP, evento renomado da modalidade, o atleta já se sentia pronto para enfim se testar profissionalmente em outro esporte.

“Mudei para CMMA, fiquei uns seis meses treinando, marquei luta no LFA, mas acabou caindo. E aí o Chad Jorge, meu treinador, me liga e diz: ‘Luís, caiu uma luta aqui. Você quer?’ e eu nunca tinha lutado MMA, mas tinha bastante luta de kickboxing (…) e aí foi na categoria de cima, 83kg, contra um cara 3-2. Na hora olhei pro cara e pensei: ‘nossa senhora… ah, tamo aqui, tá na chuva é pra se molhar’ (…) peguei a luta, chegou lá, o cara deu uma ensaiada, sabia que ia tentar me derrubar, defendi e acabou, nocauteei”

Luís F. nocauteou Emmanuel Adzah em sua estreia no LFA. Foto: Reprodução/Instagram @lfa_brasil

Problemas em nunca ter passado do primeiro round?

Até o momento, Luís nunca passou do primeiro round em todas suas cinco lutas no MMA. Apesar deste fato, o paulista expressa confiança para, se precisar, atuar em quantos assaltos forem necessários para ter braço erguido.

“Sempre (fico tranquilo se passar os rounds). Gás nunca foi um problema para mim (…) eu gosto de porrada (…) só que quando entrei no MMA, a luvinha se pegar, não adianta, pode ser quem for. Eu nunca vou para lutar um round, vou para cinco. Eu treino para cinco, 10 rounds, todas as lutas e cada vez subindo mais. Estou vindo muito bem nocauteando todo mundo, mas se tiver que lutar cinco rounds, eu vou lutar subindo, porque é o jeito que luto: colocando pressão, subindo, sendo inteligente e aproveitando as oportunidades”

Próximo passo: UFC

Determinado a dar voos maiores a cada apresentação que tiver, o representante da CMMA indica estar tranquilo para o momento que vier a receber o aguardado convite para estrear no UFC.

“Todo mundo sonha em ir direto para o UFC (…) mas sou bem pé no chão, acredito muito no trabalho duro e confio no trabalho dos meus empresários. Se eu tiver que lutar Contender Series eu vou ficar feliz, se tiver que entrar no UFC fico feliz também, se tiver que fazer outra luta (fora) estamos aí também, mas meu principal objetivo é UFC ou Contender Series e acredito que no final do ano vá acontecer. Tem muita gente de olho em mim, que gostam do meu estilo”

Luís Francischinelli em treino no Instituto de Performance do UFC. Foto: Reprodução/Instagram @luis_francischinelli

Sem trashtalk e provocações

Membro de categoria que conta com lutadores conhecidos pelo dom das provocações, Luís descarta seguir pelo mesmo caminho e explica crer que seu talento fale mais alto que as palavras.

“Não sou esse tipo de pessoa que precisa falar para se promover. Acho que melhor que falar é ir lá e mostrar. Acredito que os caras não são meus inimigos, pelo contrário, eles têm o mesmo sonho que eu, são meus parceiros de trabalho (…) mas a gente tem os dois lobos: o bom e ruim. Mas essa parte eu divido bem. Sou bonzinho no treino, mas na hora que o cara chama meu nome, ali vira, muda a chave, vira tudo e aí infelizmente o cara não é meu amigo. Infelizmente não é meu parceiro de trabalho”

“E como vocês podem ver, a primeira oportunidade eu vou lá, agarrar com unhas e dentes, com toda minha força, primeira oportunidade que eu tiver para acabar minha luta, se for um segundo ou cinco rounds, eu vou fazer o mesmo. Primeira oportunidade que eu tiver, eu vou fazer”

Luís em vitória no LFA. Foto: Reprodução/Instagram @luis_francischinelli

1,98 de altura para bater 77kg

Por fim, o gigante brasileiro contou seu segredo para lidar com altura e peso em uma divisão que não costuma ter atletas com sua condição física.

“Nenhum corte de peso é fácil. Eu normalmente fico 10, 11kg acima do meu peso, eu não deixo subir muito mais que isso. Não fico tão pesado assim. Já vi gente cortar 15kg, isso para mim já é loucura. Nunca deixo passar dos 10kg. Tive uma reeducação alimentar muito boa anos atrás (…) eu sou atleta, minha vida é essa, então não posso sair por aí indo dormir tarde da noite, indo para as baladas, beber. Só bebo água, não bebo álcool, refrigerante, só bebo água, é sério. De vez em quando um suco ou outro, mas é água sem gelo”, concluiu.

Autor

  • Redação Uberlândia no Foco

    O Uberlândia no Foco é um portal de notícias localizado na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, que tem como objetivo informar a população sobre os acontecimentos importantes da região do Triângulo Mineiro e do país. Fundado por Rafael Patrici Nazar e Sabrina Justino Fernandes, o portal busca ser referência para aqueles que buscam informações precisas e atualizadas sobre a cidade e a região. Nosso objetivo é cobrir uma ampla gama de assuntos, incluindo política, economia, saúde, educação, cultura, entre outros. Além disso, visamos abordar também, questões relevantes a nível nacional, garantindo assim que seus leitores estejam sempre informados sobre os acontecimentos mais importantes do país. Nossa equipe é altamente capacitada e dedicada a fornecer informações precisas e confiáveis aos seus leitores. Eles trabalham incansavelmente para garantir que as notícias sejam atualizadas e verificadas antes de serem publicadas no portal. Buscamos oferecer aos leitores uma plataforma interativa, na qual possam compartilhar suas opiniões e participar de debates sobre os assuntos mais importantes da cidade e da região. Isso torna o portal uma plataforma democrática, onde todas as vozes podem ser ouvidas e valorizadas. Não deixe de nos seguir para ficar por dentro das últimas atualizações e notícias relevantes. Juntos, temos uma grande caminhada pela frente.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Leave a reply

Loading Next Post...
Seguir
Sign In/Sign Up Sidebar Search
COLUNISTAS
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...