Nesta terça-feira, 16 de janeiro, a vereadora Liza Prado (PRD), presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito responsável por investigar possíveis irregularidades nos apagões da Cemig em Uberlândia, conduziu uma reunião preparatória para as audiências públicas agendadas para os dias 30 e 31 de janeiro na Câmara Municipal de Uberlândia.
O encontro contou com a presença dos assessores jurídicos de todos os vereadores que compõem a CPI (Leandro Neves/Relator, Antônio Augusto ‘Queijinho’, Dudu-Luiz Eduardo e Odair José), bem como servidores da Câmara encarregados das diligências externas, como intimações, notificações e entrega de outras comunicações oficiais relacionadas aos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito.
Audiências Públicas nos Dias 30 e 31
No final deste mês de janeiro, nos dias 30 e 31, terão início as audiências públicas, programadas para ocorrer na Sala de Reuniões João Pedro Gustin, devido à continuidade das reformas no plenário Homero Santos. Durante essas audiências da CPI da Cemig, os vereadores, seus advogados e uma advogada designada pela Presidência da Casa para acompanhar os procedimentos realizarão as seguintes ações:
- Inquirir testemunhas (comprometidas com a verdade);
- Ouvir suspeitos (com o direito ao silêncio para evitar autoincriminação);
- Prisão (somente em caso de flagrante delito);
- Requisitar à Cemig informações e documentos;
- Tomar depoimentos de autoridades;
- Requerer a convocação de parlamentares municipais, estaduais e federais;
- Requisitar servidores de outros poderes para auxiliar nas investigações, entre outras atividades.
Fonte: Jornalista Ademir Reis RP MG04854 JP – Dir. Comunicação Câmara Municipal de Uberlândia