https://www.camarauberlandia.mg.gov.br/imprensa/noticias/cpi-realiza-6a-reuniao-sem-a-presenca-de-testemunhas/@@images/e45b423e-6d53-4d8d-b3fc-22f74c4ad82a.jpeg
AComissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura fatos relativos ao transporte coletivo em Uberlândia realizou a 6ª reunião no dia 11 de agosto de 2020, a partir das 13:00. Instalada no dia 25 de maio de 2020 através da Portaria 470/2020 a CPI tem como presidente o vereador Tunico (PL), relator vereador Magoo (PSDB) e membros os vereadores Adriano Zago (PDT), Thiago Fernandes (PSL) e Wilson Pinheiro (PP). A 6ª reunião tinha como objetivo,além de instrução, servir para ouvir como testemunha o ex-secretário de Trânsito e Transportes, Alexandre de Souza Andrade que justificou a ausência e protocolou os nomes de seus procuradores junto à comissão.
A maior parte da reunião foi dedicada à leitura pelo relator vereador Magoo de requerimentos e correspondências protocoladas junto à CPI, que também leu o acordo homologado através de termo de conciliação entre as empresas Autotrans, São Miguel e Sorriso de Minas junto ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais que extingue processo que respondiam civilmente.
Foi amplamente discutida pelos membros da CPI a convocação do atual vice-prefeito e ex-secretário Municipal de Trânsito e Transportes, Paulo Sérgio, convocado por requerimento do vereador Thiago Fernandes porque segundo ele o convocado exerceu o cargo de secretário por 2 anos e que todos os ex-secretários durante as vigências dos contratos deveriam ser ouvidos para esclarecimentos dos fatos.
Ao final dos debates foi aprovada a convocação do ex-secretário Alexandre Andrade e do atual Divonei Gonçalves dos Santos para prestarem depoimentos no dia 18 de agosto de 2020, a partir das 14:00h no plenário da Câmara Municipal. A convocação dos servidores da Secretaria de Trânsito e Transportes que participaram da comissão licitatória do serviço de transporte coletivo urbano foi agendada para o dia 14 de agosto de 2020 às 13:00h, também no plenário, com a comunicação dos chefes imediatos já na tarde do dia 11 para que liberem os mesmo para as oitivas, por sugestão do vereador Wilson Pinheiro.
Quanto à convocação do ex-secretário Paulo Sérgio, ficou aprovado que antes seriam ouvidos o ex-secretário e o atual secretário e os servidores para que após as oitivas dos mesmos a Comissão Parlamentar de Inquérito avalie e vote a necessidade de convocação do mesmo. O presidente Tunico pediu que fosse lavrada a ata dos fatos da reunião, que foi aprovada pelos membros; com a ressalva do vereador Adriano Zago que julga desnecessárias as atas impressas uma vez que todas as gravações das reuniões da CPI já são partes integrantes da ata.
Fonte: Departamento de Comunicação CMU (EithelLobianco Junior)