criminosos se associam a empresas de descarte e causam prejuízo ambiental de R$ 5 milhões no Rio

Uma área dominada pelo tráfico para descarte de lixo no Caju, na Zona Portuária, foi alvo de uma ação da polícia na manhã desta quarta-feira. A Operação Expurgo, realizada pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), acontece após uma investigação revelar prejuízos ambientais de quase R$ 5 milhões.

  • Após quatro horas e meia com 11 estações fechadas, operação na Linha 2 do metrô é restabelecida
  • Casal é resgatado pelos bombeiros em escombros após imóvel desabar em Japeri (RJ)

O trabalho investigativo começou a partir de uma denúncia do Inea, que apontou que traficantes teriam se associada a empresas de descarte e estariam cobrando taxas para permitir o depósito de lixo. Como consequência, a região virou um grande lixão, que tem contaminado o lençol freático e está suprimindo a vegetação de mangue.

A cobrança de taxas é apontada pela polícia como uma nova forma de exploração econômica da facção, que também é muito lucrativa às empresas, que pagam aos narcotraficantes valores abaixo dos cobrados pelos Centros de Tratamento de Resíduos credenciados pela Prefeitura do Rio.

Os agentes identificaram 10 empresas que praticam, reiteradamente, crimes ambientais na região. Uma companhia, por exemplo, que tem contrato com a prefeitura, foi alvo porque seus funcionários vêm desviando maquinários e equipamentos para auxiliar no esvaziamento do lixão clandestino do tráfico.

A delegacia também destaca que os traficantes estão aterrando uma área do local e criando uma grande região desocupada, que permite triplicar a comunidade do Parque Alegria. Como medida cautelar, a DPMA pediu à Justiça o sequestro de 17 caminhões de empresas representadas no lixão.

Após a operação, técnicos do Inea irão dimensionar a quantidade de detritos empilhados no Caju e a extensão da poluição provocada ao meio ambiente.

Em dezembro passado, um homem foi resgatado pela polícia do “tribunal do tráfico”. Ele tinha sido capturado por cinco traficantes armados, que o torturaram. O crime foi flagrado durante monitoramento da investigação da DPMA.

Diante das imagens obtidas e da constatação de que o homem poderia ser executado, foi elaborada uma operação policial de emergência para resgatá-lo. O trabalho rápido da Polícia Civil garantiu que ele fosse retirado da comunidade com vida.

Na ação, um criminoso foi alvejado em confronto e morreu. Com ele, foram apreendidos um fuzil, farta quantidade de munição, um cinto tático e rádio comunicador.

Autor

  • Redação Uberlândia no Foco

    O Uberlândia no Foco é um portal de notícias localizado na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, que tem como objetivo informar a população sobre os acontecimentos importantes da região do Triângulo Mineiro e do país. Fundado por Rafael Patrici Nazar e Sabrina Justino Fernandes, o portal busca ser referência para aqueles que buscam informações precisas e atualizadas sobre a cidade e a região. Nosso objetivo é cobrir uma ampla gama de assuntos, incluindo política, economia, saúde, educação, cultura, entre outros. Além disso, visamos abordar também, questões relevantes a nível nacional, garantindo assim que seus leitores estejam sempre informados sobre os acontecimentos mais importantes do país. Nossa equipe é altamente capacitada e dedicada a fornecer informações precisas e confiáveis aos seus leitores. Eles trabalham incansavelmente para garantir que as notícias sejam atualizadas e verificadas antes de serem publicadas no portal. Buscamos oferecer aos leitores uma plataforma interativa, na qual possam compartilhar suas opiniões e participar de debates sobre os assuntos mais importantes da cidade e da região. Isso torna o portal uma plataforma democrática, onde todas as vozes podem ser ouvidas e valorizadas. Não deixe de nos seguir para ficar por dentro das últimas atualizações e notícias relevantes. Juntos, temos uma grande caminhada pela frente.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Leave a reply

Loading Next Post...
Seguir
Sign In/Sign Up Sidebar Search
COLUNISTAS
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...