
Os quadrinhos de terror têm feito sucesso novamente nos Estados Unidos, tanto a Marvel Comics quanto a DC Comics têm aproveitado essa onda para lançar sagas e especiais com essa pegadas — só que com suas próprias “pitadas” de heroísmo, claro. A DC sempre teve um certo ímpeto para caminhar pelo lado mais sombrio da arte, e, agora, ela anuncia uma HQ que promete mergulhar mais a fundo no gênero, como uma “sequência espiritual” do clássico Asilo Arkham.
Bem, só para lembrar ou para resumir para quem nunca leu, Batman: Asilo Arkham, escrito por Grant Morrison e desenhado por Dave McKean, foi lançado em 1989 e trouxe uma perspectiva bastante sombria sobre o Asilo Arkham, onde ficam grande parte dos prisioneiros malucos de Gotham City. A trama é um terror psicológico que, ao lado das ilustrações atmosféricas, até sugerem que o Homem-Morcego também devesse ficar em uma cela ao lado dos criminosos detidos no local.
Pois bem, corta para 2023 e temos o anúncio de Batman: City of Madness, uma série de três edições escrita e ilustrada por Christian Ward, ilustrador pouco conhecido com trabalhos impressionantes, como ODY-C e Invisible Kingdom. O criador afirma que inspirou em Batman: Asilo Arkham e Um Conto de Batman — Gothic em sua trama, quecombina horror cósmico com um mistério incompreensível. Ele até comentou emj suas redes sociais:
“Meu novo livro da [DC Comics] – um sonho tornado realidade, minha história de horror cósmico do Batman – Batman: City of Madness, uma minissérie de 48 páginas de prestígio escrita e desenhada por mim – em outubro. City of Madness é minha carta de amor ao Batman e uma pseudo sequência de Batman: Asilo Arkham; e eu, absolutamente, não estou brincando”, diz Ward.
A DC Comics anunciou uma sinopse da nova HQ adulta de luxo: “Batman: City of Madness apresenta aos leitores um local de pesadelo, escondido sob a paisagem urbana familiar. Este reino assustador, conhecido como Gotham Below, é alimentado por medo e animosidade. Por muito tempo, a passagem entre as duas cidades permaneceu fechada e fortemente guardada pela enigmática Corte das Corujas. No entanto, algo mudou e a porta se abriu, permitindo que uma versão distorcida do Cavaleiro das Trevas escapasse”.
“Este Batman corrompido agora procura prender e treinar seu próprio Robin, representando uma terrível ameaça para Gotham. Para deter essa força malévola, Batman deve forjar uma aliança incômoda com a Corte das Corujas e seus aliados mortais. Juntos, eles devem enfrentar uma horda de versões grotescas de seus inimigos, descendo pelas ruas de Gotham como uma praga”, completa a prévia da DC, que assegura uma capa variante do famoso artista plástico/quadrinista Bill Sienkiewicz.
Batman: City of Madness #1 sai pelo selo adulto Black Label em 10 de outubro de 2023.